Pages

sábado, 16 de junho de 2012

Exposição Brincantes do Amanhã, filhos de agricultores fazendo cultura e arte


Assim, os filhos e as filhas dos agricultores e das agricultoras poderão garantir a permanência da identidade artístico-cultural da comunidade.


Quixadá -  O povo brasileiro em sua diversidade de cultura e em seu grande acervo de historias onde conta-se a verdadeira cultura popular, tem em suas tradições preservar estes costume que são passados de geração em geração. O Reisado de Caretas é uma brincadeira presente no território cearense, esta importante manifestação sobrevive em vários municípios do Sertão Central, onde o ciclo do gado influenciou a vida do sertanejo, consequentemente todo o seu imaginário e suas práticas culturais tornando único cada reisado e suas formas de expressão.
Em Quixadá, o Reisado de Caretas Boi Coração data de 1930 quando um grupo de retirantes migrou do Maciço de Baturité com destino ao Distrito de cipó dos Anjos na Zona Rural do município, em suas bagagens trouxeram além da esperança por fartura, várias manifestações; mamulengos, danças de roda, benditos e os festejos do ciclo natalino e junino.  O Reisado de Boa Água possui características bem singulares, com seus cantos, danças, crenças, gestual e visual criam uma estética própria e inovadora a cada apresentação. Podemos dizer que os caretas é a desconstrução do harmonioso e do belo.
O Pontinho de Cultura Brincantes do Amanhã foi concebido com o intuito de contribuir para uma política de transmissão dos saberes e fazeres a partir de pesquisas, registros e promoção das manifestações culturais e sociais da comunidade junto às crianças, adolescentes e suas famílias, constituído assim, relações de pertencimento. Assim, os filhos e as filhas dos agricultores e das agricultoras poderão garantir a permanência da identidade artístico-cultural da comunidade, mediante um processo sistemático de interação, vivencias, formação e atividades lúdicas que irão colaborar na preservação e manutenção do Reisado de Caretas Boi Coração e na autovalorização dos brincantes  e das brincantes que a praticam ao longo de décadas. 

A exposição é resultado das atividades desenvolvidas na comunidade de Boa Água com os jovens e adolescentes durante o ano de 2011.  A exposição reúne as práticas de confecção de personagens do reisado com os jovens, orientados pelo Mestre Chico Emilio, guardião dos fazeres no reisado; memória fotográfica das atividades; produção literária produzida a partir do ciclo natalino e junino e exibição de documentários sobre o Reisado de Caretas Boi Coração.  Inicialmente será instalada no Centro Antônio Conselheiro |CAC, onde ficará até dezembro de 2012, em sequência cumprirá uma itinerancia pelos equipamentos culturais e educacionais de Quixadá (Museu Histórico Jacinto de Sousa, Comunidade de Boa Água, Centro Cultural Rachel de Queiroz e Escolas Públicas).

MAIS INFORMAÇÕES:
Local: Centro Antônio Conselheiro | Ponto de Cultura Sertão Cinema Cidadão
Avenida Plácido Castelo, 1938 | Centro
Realização: Associação de Cinema e Vídeo de Quixadá – ACVQ | Centro Antônio                                     Conselheiro – CAC
 (88) 9632 4003 (88) 9250 3758 / acvq2011@hotmail.com

O Blog Pinto News faz parte da rede do portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade.
Este blog é associado à: Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...