Pages

terça-feira, 6 de março de 2012

SEMINÁRIO MOBILIZA QUIXADÁ NO COMBATE À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA AS CRIANÇAS


O XI Seminário Regional da Campanha “Quem Cala, Consente – Violência Sexual Contra Criança e Adolescente é crime” mobilizou a cidade de Quixadá, na manhã desta terça-feira (06/03).  Mais de 300 pessoas lotaram o salão do Balneário Cedro Clube para participar do debate.
Comissão da infância em Quixadá - Foto: Marcos Moura 
A presidente da Comissão da Infância e Adolescente da Assembleia, deputada Bethrose (PRP), abriu os trabalhos destacando que a meta da Campanha é estimular a prevenção e as denúncias de abuso sexual contra crianças. Ela ressaltou a importância de uma mobilização permanente da sociedade cearense contra este crime. “Não podemos mais aceitar que nossos meninos e meninas continuem sendo abusados sexualmente”, afirmou a deputada.
A parlamentar enfatizou que “a melhor forma de prevenir o abuso sexual é informar a sociedade e mobilizar as famílias”. Segundo ela, uma das metas é formar multiplicadores da rede de proteção à criança e estimular as denúncias. “Disque 100 escuta, orienta e encaminha a denúncia, para punição dos culpados e proteção adequada às vítimas”, explicou Bethrose.
A presidente da Comissão de Educação da Assembleia, deputada Rachel Marques (PT), frisou a importância da Campanha para conscientizar a sociedade. “É fundamental mobilizar os próprios adolescentes para o enfrentamento da violência sexual”, ressaltou Rachel.
A psicóloga Helena Damasceno, autora de vários livros sobre o tema, ministrou palestra sobre sinais de identificação de abuso sexual, como as mudanças de comportamento da criança. Já a coordenadora do Crede de Quixadá, Joyce Costa, elogiou a iniciativa da Assembleia e destacou a importância da participação da sociedade no combate à violência sexual. “Temos que ir além do debate e garantir uma mobilização permanente nessa luta”, defendeu Joyce.
O promotor Marcelo Pires pontuou o aumento de casos de violência contra crianças em que os agressores são adolescentes. “Finalmente a sociedade compreende que violência não é um problema só da polícia e sim de toda a sociedade. É preciso investir na orientação da família, que muitas vezes age com negligência e deixa as crianças vulneráveis” afirmou.
Ao final do seminário foram criados grupos de trabalho com estudantes e professores de vários municípios do Sertão Central para formular planos de ação estratégica de combate à violência sexual contra criança e adolescente de acordo com a realidade de cada região.
Também participaram do evento a vice-prefeita de Choró, Maria do Carmo Nascimento; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Quixadá, Adriana Lemos; e  ainda,  vereadores, secretários, representantes de conselhos tutelares, lideranças políticas, professores e estudantes de cidades do Sertão Central. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...