Pages

quinta-feira, 8 de março de 2012

EM QUIXADÁ AS MARGARIDAS EM MARCHA TOMARAM CONTA DA CIDADE


QUIXADÁ- Neste dia 08, “DIA INTERNACIONAL DA MULHER”, “As Margaridas continuam em marcha, a cidade fica tomada por mulheres que buscam mostrar onde a mulher é de suma importância para a sociedade em que vivemos, os sindicatos, as ONG’S, estudantes, jovens, vereadoras, ou seja, com a presença de varias classes representativa neste momento de reivindicação e luta pelos direitos. A presença de famílias acompanhando a marcha reivindicatória das mulheres, mães e filhas presentes juntas mostrando que existe uma unidade de todas as mulheres.

Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece) onde várias cidades da região foram representadas por suas mulheres marcharam em Quixadá mostrando que toda a região centro é unida nas lutas sociais. Maria da Conceição Sousa da Silva, 16 anos, estudante, Shirlene Dantas, 14 anos, estudante que acompanhou sua mãe a dona de casa, Glaucia Maria Ferreira Dantas, 45 anos do distrito de Uruquê em Quixeramobim.  Presente também representante dos municípios de Senador Pompeu, Banabuiú, Ibaretama, Paramoti e Fortaleza.

A mulherada tomou conta das ruas de Quixadá parando enfrente a agência do Banco do Nordeste onde clamaram por créditos para as mulheres do campo, reivindicando uma maior oportunidade de desenvolvimento no campo. Em seguida retomaram a marcha até a agência do INSS, onde gritaram palavras de ordem e pediam uma maior atenção com as mulheres trabalhadoras, principalmente as agricultoras. Após esta ultima parada a caminha se dirigiu a Câmara Municipal de Quixadá onde as mulheres eram esperadas pelos parlamentares para uma audiência pública sobre a mulher incluindo segurança pública. Presente na Audiência representante da Policia Militar, que entre eles vieram duas policiais mulheres, a OAB/Sertão Central com seu Presidente Dr. Glaydson, entre outras autoridades.

Fabiana Silva, 30 anos, agricultora e Secretária de Arrecadação do Sindicato Rural e Diretora da COCERSCE, “este momento é para a mulher mostrar sua força, coragem, organizar-se para uma vida melhor e mais justa”. Sheila Gonçalves, 41 anos, Coordenadora de Politicas para as Mulheres, “o movimento forte e participativo onde mulheres do sertão, jovens, estudantes e os próprios homens que reconhece este momento reivindicatório, que é uma marcha de todos os dias. Através da Coordenação das Politicas da Mulher estaremos durante todo o mês de Março com rodas de conversas nas comunidades onde discutiremos exatamente a mulher na sociedade inclusiva”. A Subtenente Nair, lotada  no 11º Batalhão de Policia a 17 anos na corporação, fala da importância das forças militares abrir este espaço para mulheres, e hoje estamos presentes em diversos pelotões da PM como: Choque, Cavalaria, Moto, Ronda, entre outros. Estamos presentes juntas com os companheiros PM’s homens e temos o mesmo respeito de todos.  O pelotão sediado em Quixadá tem três policias mulheres. 


"Força da Mulher" é um projeto que esta presente neste movimento e estará em Quixadá sendo desenvolvido junto a 300 mulheres do campo. Compõem parceria com o Sindicato Rural e Prefeitura Municipal, Pastora Almeida e Sarah Luiza representantes das ONG’S, ESPLAR e CEARAH PERIFERIA presentes na marcha das mulheres em Quixadá onde também participaram de todo evento inclusive da Audiência Publica na Câmara Municipal que foi presidida pela Vereadora Rosa Buriti. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...