Pages

sexta-feira, 11 de março de 2011

PATRIMÔNIO VIVO CELEBRA 181 ANOS DE NASCIMENTO DE ANTONIO CONSELHEIRO

Possibilidades históricas através da arte, o debate sobre políticas culturais, incluindo a falta delas, e a interferência social através da ação criativa são os caminhos de comemoração em 2011 do Conselheiro Vivo, já tradicional comemoração em Quixeramobim que celebra o nascimento de Antônio Conselheiro, que se deu em Quixeramobim no ano de 1830.

A programação de 2011 é realizada diretamente pelo Ponto de Cultura Patrimônio Vivo, gerido pela ONG Iphanaq, em Quixeramobim, trazendo uma Oficina-conferência de xilogravura ministrada pelo gravador João Pedro do Juazeiro, além de edição espacial do Projeto Papo-Cultural, que exibe A Terra, 1a. Parte do DVD Os Sertões, dirigida por José Celso Martinez Corrêa. O filme é parte da peça de mesmo nome que foi apresentada em vários locais do país, incluindo Quixeramobim, em 2007. A programação ocorre na Casa Antônio Conselheiro, no Centro da cidade.

Xilogravura - Convidado pela ONG Iphanaq (Instituto do Patrimônio Histórico e Natural de Quixeramobim), o artista João Pedro do Juazeiro ministra oficina ¨Imagens de Antônio – Conselheiro na Madeira¨, abordando aspectos da xilogravura e direcionando técnicas para interferências a partir da memória de Antônio Conselheiro.

Serão debatidas imaginários difundidos e apropriações em torno de Conselheiro, Canudos e do homem Antônio em Quixeramobim, de onde saiu antes de comandar a Comunidade de Canudos, no interior baiano. Além do imaginário da oralidade, serão utilizados trechos literários como os presentes nos Sertões, de Euclides da Cunha, e A Guerra do Fim do Mundo, de Mario Vargas Lhosa. Contando com a participação dos alunos do Ponto de Cultura, a Oficina é aberta a participantes a partir de contato com o Ponto (88-9926-1048/iphanaq@gmail.com), realizando-se no sábado, a partir das 8h, manhã e tarde, e na manhã de domingo, entre 8h e 12h, contando com intervalos para lanche.

Filme - Na noite de sábado, 19h, ocorre a exibição do filme A Terra, que é resultado de filmagens da Peça Os Sertões. Além de integrantes da ONG e do Ponto de Cultura, o filme é mote para a 3ª Exibição do Papo Cultural, Projeto que vem recebendo convidados para abordar temas socioculturais diversos na cidade. Como edição especial do Conselheiro Vivo, o filme A Terra será mediado pelo professor de Literatura João Paulo Barbosa, pontuando aspectos estéticos e de linguagem do filme na ligação com o livro de Euclides da Cunha.

Realizado pelo Ponto Patrimônio Vivo, o Conselheiro Vivo 2011 conta com apoio do Liceu Alfredo Almeida Machado e do Sistema Maior de Comunicação.

Mais informações:
88 9926 -1048 - Neto Camorim – Coordenador do Ponto Patrimônio Vivo
85 8830-5208 – Danilo Patrício – Comissão Conselheiro Vivo 2011
88 9998-7434 - Aílton Brasil – Presidente da ONG Iphanaq
FONTE:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...