Pages

quarta-feira, 9 de maio de 2012

A SAGA DO "PAU DE ARARA" ESTA CHEGANDO AO FIM...



QUIXADÁ – Nos últimos dias existe uma fiscalização muito rigorosa por parte do DETRAN na região centro quanto ao transporte de passageiros executados por veículos não autorizados para este fim, uma grande parcela dos agricultores que utilizam os “Pau de Arara”, para escoarem suas produções ou transportar os mantimentos da cidade para as localidades, sentem-se prejudicados e clamam para as autoridades que vejam a situação das estradas vicinais e que nenhum ônibus se atreveria a passar por elas. Os comerciantes já percebem uma queda nas vendas, pois sem “pau de arara” não tem cliente, não podem transportar as mercadorias nos micro-ônibus com ar e que substituem os caminhões lonados com assentos de madeira e ventilação natural.

Pau de Arara” é simplesmente um caminhão adaptado com bancos de madeira e uma lona para proteger do Sol e Chuva. É a bolsa de valores onde se faz a cotação dos bodes, das galinhas, o milho, do feijão e se atualiza antes de chegarem à cidade onde deveram ser vendidos os seus produtos. Os romeiros do nordeste costumam utilizar este transporte para as romarias em Juazeiro do Norte, do Padim Cicero e de Canindé para São Francisco, onde milhares de religiosos se deslocam de suas cidades do nordeste brasileiro para provarem sua fé. Estas situações são excepcionais acordada com as autoridades do nordeste, nestes casos específicos.

Antigamente na época da migração dos nordestinos que fugiam da seca para São Paulo em busca de uma vida melhor e mais digna, eram em “Pau de Arara”, viagens que demoravam vários dias e os desbravadores se comprimiam sobre as malas que levavam com esperança de um dia voltar trazendo recursos para a família. O saudoso Rei do Baião, Luís Gonzaga que utilizou deste meio para ir ao sudeste do país mostrar sua arte retrata toda esta saga em uma canção que virou o hino dos nordestinos. A Canção recebe exatamente o nome de “Pau de Arara”.  

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaria de saber como é que os nossos irmãos dos Distritos, vão se deslocarem para a sede do município, levar seus filhos para as péssimas escolas, não haverá ônibus,pois, qual é o empresário que vai colocar de ônibus que irá colocar sua frota nestas péssimas estradas que ligam a sede de Quixadá aos distritos?.

O mais curioso é que a prefeitura Municipal de Quixadá não estar nem ai para as dificuldades da população, o povo é que se dane para arranjar uma solução.

A população precisa lembrar-se desses descasos dos políticos na hora das eleições, porque se votar nos mesmos políticos, a situação vai piorar cada vez mais.

WANDERLEY BARBOSA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...