Pages

terça-feira, 10 de abril de 2012

UFC INTEGRA A COMITIVA PRESIDENCIAL DE DILMA EM VIAGEM AOS EUA


FORTALEZA – A Universidade Federal do Ceará é uma das sete instituições de Ensino Superior do Brasil que integra a comitiva da Presidente Dilma aos Estados Unidos. A missão, intitulada “Conferência Brasil-EUA: parceria para o século XXI”. Na área das universidades, o objetivo é estreitar entre as duas nações nos campos do ensino,  da ciência e da tecnologia.

O governo quer aumentar o numero de brasileiros estudando nos EUA. Por isso, se articula com a Casa Branca para que pelo menos um quinto dos cientistas do Programa Ciência Sem Fronteiras (o equivalente a cerca de 20 mil pesquisadores) façam intercâmbio em universidades e empresas americanas.  O Ciência sem fronteiras incentiva a integração cientifica em todo o mundo, em diversas áreas do conhecimento, com bolsas-sanduíche da graduação ao pós-doutorado.

Esta é a primeira vez que reitores acompanham uma comitiva presidencial no exterior. Os  temas a serem tratados pelas universidades brasileiras serão: Inovação e Mercado de Trabalho, Cooperação em Engenharia Aeroespacial, Programa Ciência Sem Fronteiras, entre outros. De acordo com o reitor da UFC, Jesualdo Farias, que integra a comitiva, “muitos desdobramentos surgirão a partir dos contatos e discursões realizadas ao longo dos debates e nos intervalos do evento”.

 Para o Reitor da UFC, a “Participação dos Reitores demonstra o interesse do Brasil em envolver as universidades como protagonistas do atual processo de desenvolvimento econômico e de fortalecimento das cooperações internacionais”. A UFC foi a única universidade do nordeste a participa da viagem. 

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...