Presidente Dilma Rousseff acompanha posse da presidente reeleita da Argentina, Cristina Kirchner, no Congresso - Foto: Roberto Sturckert Filho PR |
BUENOS AIRES - A presidente Dilma Rousseff acompanhou hoje(10) a posse da presidente da Argentina, Cristina Kirchner, reeleita em outubro para segundo mandato. No plenário do Congresso Nacional, Cristina Kirchner fez o juramento constitucional e o discurso à Nação em que lembrou as palavras proferidas há quatro anos, quando assumiu a Presidência da Argentina pela primeira vez.
Na ocasião, Cristina Kirchner pediu avanços nos julgamentos da violações de direitos humanos ocorridos no país. Reeleita, renovou o apelo pela conclusão dos julgamentos para que o país possa "virar uma página tão trágica de sua história".
Na casa Rosada, sede do governo argentino, a presidente reeleita recebe os cumprimentos dos chefes de Estado presentes à posse, entre elas, a presidente Dilma Rousseff.
INTEGRAÇÃO REGIONAL
O Brasil é o principal parceiro comercial da Argentina. Em 2010, o intercâmbio bilateral chegou a US$ 33 bilhões, sendo mais de 80% formado por bens industrializados. De janeiro a novembro de 2011, o volume do comércio cresceu 23,5% em relação ao mesmo período de 2010 e chegou US$ 36,5 bilhões, o que já garante em 2011 o recorde da série histórica do comércio bilateral.
De acordo com o assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia, Brasil e Argentina devem aprofundar a integração regional para enfrentar a crise internacional que afeta os países desenvolvidos. Segundo ele, os dois países pretendem adotar medidas para aumentar a produção regional, inclusive dentro do acordo automotivo bilateral. O assunto foi discutido na reunião bilateral entre as presidentes Dilma e Cristina em Caracas, na Venezuela.
FONTE:
BLOG DO PLANALTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário