Pages

quarta-feira, 6 de abril de 2011

PREFEITURA REALIZA OPERAÇÃO "CIDADE LIMPA, CIDADE FELIZ"

A ação tem como objetivo diminuir os focos do mosquito da dengue, promovendo a retirada de lixos e entulhos das ruas e dos imóveis, envolvendo as Secretarias municipais, órgãos públicos, iniciativa privada e a população.

O aumento dos números de casos de Dengue em todo o Brasil e na cidade de Quixadá fez com que o município criasse a ação “Cidade Limpa, Cidade Feliz”, onde unificam os trabalhos das Secretarias de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Saúde e Educação, dobrando a atenção dos gestores municipais em especial do prefeito, Dr. Rômulo Carneiro.

A atividade teve início na manhã da terça-feira, 5, no Condomínio Habitacional do Bairro Campo Velho. Os trabalhos estão sendo executados de forma simultânea entre os profissionais e a comunidade. No momento em que acontecem as visitas das agentes de saúde e as retiradas dos entulhos, lixos, cacarecos das ruas e dos quintais das residências, pelos profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SEDUMA) em parceria com a empresa Coleta, nas escolas do Distrito Educacional Campo Velho, acontecem trabalhos pedagógicos com os alunos e reuniões de pais e mestres. A ação prevê ainda a limpeza do entorno do Pólo de Lazer Lagoa dos Monólitos (Pólo Eurípides Pinheiro) e das demais ruas dos Bairros Campo Velho e Alto São Francisco.

Nos próximos dias a empresa Recicla Nordeste estará com uma tenda armada em locais estratégicos fazendo a troca de material reciclável por bônus na conta de energia, colocando em prática o Programa Ecoelce, que incentiva à população a adotar a coleta seletiva de lixo em suas residências, proporcionando, em contrapartida, uma alternativa para contribuir no pagamento da conta de energia com o uso dos resíduos coletados.

Todas essas iniciativas tem um único objetivo, acabar com os focos do mosquito da Dengue e deixar as ruas da cidade com aspecto de limpeza, onde a gestão pública municipal faz sua parte e orienta as pessoas a contribuírem com as conhecidas medidas de prevenção.

doméstica, Lucivania Bandeira
Medidas essas que a doméstica, Lucivania Bandeira, tem na ponta da língua. “É bom receber a visita de profissionais, eles nos dizem a melhor maneira de como agir no combate a Dengue. Aqui eu faço minha parte, não custa nada todos os dias fazer a limpeza dos reservatórios de água, faço isso pensando na minha saúde e de todos os que estão em minha volta, principalmente da minha mãe, que é uma senhora idosa e precisa de cuidados especiais, não quero que ela pegue o vírus da Dengue”, disse dona Lucivania para as agentes de saúde.

A agente de Saúde, Verusca da Silva, enfatiza a importância da parceria entre o poder público e a comunidade

A agente de Saúde, Verusca da Silva, enfatiza a importância da parceria entre o poder público e a comunidade. “Algumas pessoas acham que o problema da proliferação do mosquito é de única reponsabilidade do prefeito e dos vereadores, quando na verdade é uma obrigação de todos e todas. Manter a boa qualidade da saúde da população é o que nos motiva a visitar cada residência e deixar informações que podem salvar vidas”, disse.
 
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Carlos Augusto

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Carlos Augusto, destaca os serviços oferecidos na ação. “Estamos fazendo a capinação, podas de árvores, retiradas de entulhos, limpeza do meio fio e principalmente a conscientização da população no sentido de que ela deve limpar o seu quintal, como também receber as agentes de saúde e endemias e permitir que esses profissionais entrem em suas casas e façam o trabalho de combate à proliferação do mosquito da Dengue”, ressaltou.

A primeira-dama do município, Cristina Almeida, foi orientada pelo prefeito, Dr. Rômulo Carneiro, para acompanhar de perto o andamento da ação que após a conclusão nos Bairros Campo Velho e Alto São Francisco visitará os demais bairros do município.

O coordenador do Núcleo de Mobilização da Secretaria Municipal da Saúde, Dário Queiroz, e a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Quixadá, Juliana Câmara, também estão envolvidos na iniciativa.

FONTE:
PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXADÁ

Um comentário:

Escola 12 de Outubro disse...

gostaria muito de conseguir esta parceria, pois a responsabilidade de preservar o meio ambientwe é de todos nos e não só dos prefeitos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...