Pages

sábado, 9 de abril de 2011

DEPUTADO CAVALCANTE(PDT) COBRA MAIS CENTROS DE RECUPERAÇÃO DE DEPENDENTES

Dep. Cavalcante (PDT)
O deputado Delegado Cavalcante (PDT) cobrou, na sessão plenária desta sexta-feira (08/04), das três esferas do Executivo, a criação de mais centros de recuperação de dependentes químicos. Segundo ele, hoje existem 18 milhões de dependentes no Brasil e apenas 20 mil vagas para tratamento, sendo que apenas duas mil delas são do poder público.

Delegado Cavalcante ficou assustado com os números apresentados pela a subcomissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas da Câmara Federal. Segundo ele, os dados são alarmantes. “Quase 10% da população brasileira tem algum tipo de dependência química. Não sabia que estava nesse patamar”, disse.

Para o pedetista, prefeitos e governadores ainda não se deram conta da gravidade do problema. Com isso, o trabalho para recuperar os dependentes é feito quase que exclusivamente pelas organizações não-governamentais, responsáveis por 18 mil dos 20 mil leitos voltados para a recuperação de viciados que existem no Brasil.

O parlamentar ponderou que a atuação dos gestores deve ser intensificada tanto na recuperação como na prevenção. Isso, na opinião dele, salva vidas e evita prejuízos para os cofres públicos no tratamento desses dependentes que sofrem com problemas de saúde, queda de produtividade e envolvimento com a criminalidade.

O deputado Mário Hélio (PMN) disse que é autor de leis municipais que vigoram em Fortaleza, mas não são aplicadas para ajudar no combate às drogas. Ele é autor da lei que obriga as entidades estudantis a colocar em toda carteira de estudante o alerta “droga mata”, e de outra que institui a Semana de Combate ao Alcoolismo nas Escolas que, segundo ele, não é cumprida.

O deputado Ely Aguiar (PSDC) destacou projetos apresentados por ele que também buscam lutar contra o avanço do tráfico no Ceará, como o que propõe a criação do Batalhão de Fronteiras e o que sugere a implantação de delegacias de narcóticos em municípios com mais de 100 mil habitantes. O deputado Stanley Leão (PTC) ressaltou que hoje famílias inteiras fazem uso do crack. “É algo que se tornou comum”.

O deputado Fernando Hugo (PSDB) ponderou que os centros de ressocialização salvam a vida dos usuários de droga e ajudam ao mesmo tempo a restabelecer a paz social. O deputado Danniel Oliveira (PMDB) acrescentou que o tráfico de drogas movimenta em Fortaleza dois milhões de reais por dia.
DA/JU
FONTE:

 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...