Pages

sábado, 19 de março de 2011

PAUL SINGER QUER DIFUNDIR EXEMPLO DO BANCO PALMAS

“Sem o movimento social e a sociedade civil não vamos a lugar nenhum sozinhos. Essa é uma ideia simples mais que vocês tiveram e é isso que vou levar para Brasília, para que seja reproduzido”. Essas foram palavras do Secretário Nacional de Economia Solidária Paul Singer ao se pronunciar no Seminário “Crédito Produtivo para Mulheres do Bolsa Família”, realizado na tarde de quarta-feira, 16/03, no Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa.

A deputada Rachel Marques atendendo a solicitação do Instituto Palmas requereu o seminário que mostrou os avanços do bairro Conjunto Palmeiras na política sócio-solidária. O Coordenador do Instituto Joaquim Melo Segundo explicou que há 30 anos o bairro desenvolve uma política voltada a economia solidária. “Nós temos o papel de reorganizar a economia local e criar uma rede que garanta a sustentabilidade das famílias mais carentes, inclusive as atendidas pelo Bolsa Família. Atualmente o Banco Palmas atende a 500 mulheres que recebem o benefício do Governo Federal , essas mulheres tiveram seus créditos facilitados e investiram em matéria prima para abrirem seus negócios”, explicou.

Para Melo os maiores desafios são garantir o processo de formação e capacitação das mulheres bem como organiza-las em grupo. “Queremos ampliar para 10 mil mulheres atendidas só no Ceará, e para isso estamos buscando parcerias”, salientou o coordenador. De acordo com o maior objetivo é tornar o programa oferecido pelo Banco Palmas uma política pública para que as mulheres beneficiárias do Bolsa Família em todo o país possam garantir renda para suas famílias.
Paul Singer louvou a iniciativa do Instituto Palmas e afirmou “Ações como essas casam perfeitamente com o que a nossa presidenta Dilma quer. Agora é pra valer, estamos preparando uma guerra mortal contra a miséria. Precisamos unir esforços, e quanto maior o número de mulheres nesse programa, maior será a probabilidade de que essas mulheres de Fortaleza saiam da pobreza, pois estarão inseridas no mercado”, garantiu o Secretário Nacional.

A deputada Rachel Marques que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Economia Solidária afirmou que o Instituto Palmas é exemplo para todo o Brasil. “Aqui temos experiências bem sucedidas de como o trabalho em conjunto pode dar certo, como a oportunidade pode gerar trabalho e desenvolvimento sustentável”, disse. A parlamentar comunicou ainda ao professor Paul Singer que solicitou a Assembleia Legislativa que lhe seja concedido o Título de Cidadão Cearense.

Estiveram presentes ainda no seminário a secretária municipal de assistência social de Fortaleza Elaene Rodrigues; Mauro Henrique Macêdo Gerente Nacional da Gerência do Programa Bolsa Família da Caixa Econômica Federal; Halli Harenski vice presidente mundial de microsseguros da ZURICH e Arlen Lavor representando o secretário estadual do trabalho e desenvolvimento social .

Saiba mais:
Atualmente existem no Brasil 52 bancos comunitários. No Ceará estão situados à maioria somando 28 Bancos. Dos dias 25 a 28 a Caravana de Bancos Comunitários do Ceará estará inaugurando mais 10 unidades. A partir dai o Ceará contará com 38 bancos comunitários.

FONTE:
SITE DA DEP. RACHEL MARQUES

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...