Pages

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

AGRICULTORES RECEBEM TRÊS MIL HORAS DE TRATOR


Para marcar o início do Programa Hora de Plantar a Secretaria de Agricultura realizou um desfile de tratores pelas principais ruas da cidade, na manhã da segunda, 17.
 

Quixadá - O que antes era um privilégio de poucos, hoje é uma ação coletiva e que em 2011 beneficiará 1.500 famílias. A prática do arado é um incentivo da Prefeitura Municipal de Quixadá para o melhoramento da produção das famílias que sobrevivem dos frutos da natureza.
O programa existe no município desde 1993, e em 2011 conta com uma das maiores frotas de tratores e trabalho humano, gerando emprego e renda no campo.
Pois além do acompanhamento dos técnicos agrícolas a ação disponibiliza 26 tratores, onde seis são da Prefeitura e 20 contratados através de uma parceria com as Associações Comunitárias. Os equipamentos promovem a descompactação da terra para um melhor desenvolvimento das raízes.
Expõe o subsolo à ação do sol, ajudando a aumentar a temperatura e apressar o degelo. Também enterra restos de culturas agrícolas anteriores ou ervas daninhas porventura existentes. Melhora ainda a infiltração de água no solo.
O Prefeito de Quixadá, Dr. Rômulo Caneiro, não mediu esforços e garantiu agilidade para o início da aração do solo.
“Não tem nada melhor para o trabalhador e a trabalhadora do campo do que boas chuvas, e se Deus quiser iremos ter um excelente inverno, e com muita fartura, pois estamos garantindo a tecnologia e a experiência de técnicos para auxiliar um bom plantio e consequentemente uma ótima colheita”, disse.
Já o secretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, Audênio Moraes, lembra que no final do Programa
será feita uma planilha mostrando a produção que foi efetuada e os ganhos que a mesma dá para cada família. “Esperamos que esse projeto tenha êxito com o aumento substancial da produção no nosso município”, comentou.
A boa notícia é que alguns produtos também poderão ser comprados pela Prefeitura de Quixadá através do Programa de Aquisição Alimentar da Agricultura Familiar (PAA), que visa à compra direta dos produtos da Agricultura Familiar para complementação da merenda escolar. O que de fato já é uma realidade no município.

FONTE:
www.quixada.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...