Pages

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

QUIXADÁ E REGIÃO CENTRO JUNTOS COM A FACULDADE CATÓLICA NECESSITAM DESTE HOSPITAL REGIONAL EM QUIXADÁ

Hospital do Cariri (maquete) Foto: Divulgação



Articular a mobilização para a construção do Hospital Regional em Quixadá. Com esse objetivo, a Câmara Municipal realizou, na segunda, 6 de dezembro, audiência pública no auditório. O vereador Cí (PSDB), autor do requerimento para realização do evento, revelou que a ideia da mobilização surgiu num jantar com Cid Gomes em Tauá. “O Governador disse que o Hospital Regional deveria ser construído em Canindé ou Limoeiro”, afirmou.

A partir de sua vivência com os problemas da saúde, Cí se empenha para trazer a unidade para Quixadá. “Nosso município é já pólo regional e o Hospital Eudásio Barroso não comporta a atual procura”, disse. Ele conclama todos os municípios do Sertão Central para encamparem a campanha. “Precisamos de suporte para buscar uma saúde de qualidade”, defendeu.

A presidenta da Câmara Edi Leal (PT) explicou que irá articular com as câmaras dos municípios vizinhos e com os dois deputados estaduais de Quixadá para reivindicar junto ao Governado o Hospital Regional em Quixadá. “O engajamento da população é também fundamental”, disse. Para isso, está sendo realizado um abaixo assinado, disponível no legislativo quixadaense. 

O vice-prefeito Airton Buriti lembrou que o desenvolvimento social e econômico da cidade deve ser acompanhado pelo atendimento em saúde. “A qualificação do setor de saúde é um dos maiores investimentos”, disse.

“O sistema de saúde do Sertão Central não atende a demanda”. A afirmação foi da coordenadora da 8ª Micro Regional da Saúde, Benedita da Silva. De acordo com ela, são 10 municípios atendidos com 311 mil pessoas. “Precisamos não somente do Hospital Regional, mas melhorar o atendimento no setor de saúde de toda a região”, defendeu.

A secretária da saúde Ana Valéria revelou que o Hospital Municipal não tem mais para onde expandir e a demanda de toda a região cresce a cada dia. “Precisamos fortalecer a atenção secundária de saúde com o Hospital Regional”, afirma. Ela destacou os avanços da saúde, principalmente, com o aumento do Programa Saúde da Família (PSF) e do convênio com o Hospital Jesus, Maria, José. 

A vinda do Hospital Regional pode fortalecer a implantação do curso de Medicina no município. O diretor da Faculdade Católica Nossa Senhora Rainha do Sertão, Manoel Messias, abordou sobre o assunto na audiência. “A principal de dificuldade dos cursos de Medicina é encontrar equipamentos para treinamento na área”. Segundo ele, a instalação do curso de Medicina está estritamente ligada à melhoria no atendimento à saúde no município.

Observamos que os Deputados Estaduais, Federais e Senadores que receberam votos em nosso município foram convidados e nesse momento não foi registrada a presença nem mesmo de assessores, esperamos que os mesmo demonstrem o mesmo compromisso das campanhas. Lembrem-se 2012 estar chegando.

FONTE: CÂMARA MUNICIPAL DE QUIXADÁ

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...