Pages

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

MEMORIAL RAQUEL DE QUEIROZ, UM NOVO CAPITULO NA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

Orgulho. Essa palavra de apenas sete letras resume bem o sentimento dos milhares de cidadãos e cidadãs quixadaenses que na próxima sexta-feira, 10, a partir das 18h, escreverão um novo capitulo na história do município.
Local onde funcionará o Memorial. Foto: Emofilmes Digital
A Inauguração do Memorial Rachel de Queiroz é uma justa maneira de retribuir as inúmeras vezes em que a imortal escritora elevou o nome de Quixadá para o Brasil e o Mundo. A solenidade acontecerá na Praça da Cultura ao lado do Centro Cultural que também evidência o nome da escritora. Na ocasião são guardadas as presenças de autoridades de diversos seguimentos da sociedade, familiares e amigos da escritora, historiadores, estudantes de todas as redes de ensino, amantes da literatura, e população.

Além das falas das autoridades convidadas a programação contempla apresentações de músicos e artistas ligados a Fundação Cultural, vídeo com imagens do Chalé da Pedra e suas diversas instalações internas, homenagens, visitação ao Memorial entre outros.



O Chalé da Pedra, construído por Fausto Cândido de Alencar, planejado e edificado por Dr. Revy, engenheiro inglês que iniciou a construção do também centenário Açude Cedro, passou por uma grande reforma e está pronto para ser entregue para a população, desta vez com novo visual, função social e nome, Memorial Rachel de Queiroz, o Ponto Turístico precisou se adequar para receber os objetos pessoais, troféus, livros, diplomas, medalhas e fotografias da imortal escritora. As peças foram doadas pela família e a amigos da primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras, a quixadaense Rosita e o senador Inácio Arruda foram alguns dos doadores.

O espaço totalmente climatizado recebeu investimentos da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), através do Fundo Estadual da Cultura e contrapartida da gestão FelizCidade. No total foram destinados R$ 187 mil na obra que durou pouco mais de dois meses para conclusão.

A presidente da Fundação Cultural, Sandra Venâncio, reforça o convite lembrando que 2010 é o ano em que se comemora o centenário da escritora. “A partir do dia 10, nós teremos ao invés de Chalé da Pedra, Memorial Rachel de Queiroz, a exemplo do Museu Municipal o Memorial estará disponível durante toda a semana para visitação do público”, disse.


Já o prefeito, Dr. Rômulo Carneiro, aguarda ansioso o dia da inauguração. “Nesse final de ano estamos vivenciando várias inaugurações e assinatura de ordens de serviços, são novas estradas de acesso a sede dos distritos, praças, adutoras, creches, escolas e é com muita satisfação que aguardo a sua presença na celebração de mais esse dia histórico na vida cultural das famílias quixadaenses e da nossa gestão municipal.”, ressalta.

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXADÁ

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...