Pages

sábado, 6 de novembro de 2010

G2O: BRASIL DEBATERÁ SITUAÇÃO ECONOMICO-FINANCEIRA MUNDIAL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai a Moçambique para prestigiar duas das mais expressivas iniciativas de cooperação brasileira na África, ambas idealizadas por ele próprio – o projeto da Fábrica de Antirretrovirais, com tecnologia doada pela Fiocruz, e os três primeiros polos na África da Universidade Aberta do Brasil, em Maputo, Beira e Lichinga, afirmou o secretário-adjunto de Imprensa da Presidência da República, Carlos Villanova, nesta sexta-feira (5).


O secretário-adjunto de Imprensa destacou que Maputo deverá ser a última visita do presidente Lula à África e que, “do ponto de vista simbólico, Moçambique é provavelmente o país ideal no contexto africano para a ocasião”. Moçambique é hoje o maior beneficiário da cooperação brasileira na África, com dezenas de projetos em curso que devem absorver, entre 2010 e 2013, cerca de US$ 70 milhões em recursos brasileiros. A cooperação com o país é também a mais diversificada entre os países africanos, compreendendo projetos de grande relevo em diversas áreas, com destaque para saúde, educação, agricultura, esporte e formação profissional.

Nos últimos anos, também os investimentos brasileiros em Moçambique cresceram de modo expressivo. O interesse de empresas brasileiras por Moçambique é crescente a ponto de justificar a abertura, em 2009, de linha de crédito bilateral, para exportação de produtos e serviços brasileiros, no valor de US$ 300 milhões.

Sobre a participação do presidente Lula na reunião do G-20, na Coreia do Sul, Villanova destacou que a Cúpula de Seul será a quinta edição do evento e que completará uma fase importante na história do Grupo dos 20, pois conclui o programa de 47 ações adotadas em Washington, em novembro de 2008, como a aprovação da reforma do Fundo Monetário Internacional (FMI), por exemplo.

Em Seul, serão objeto de debates, em especial, a situação econômico-financeira mundial, incluindo o novo tema da “guerra cambial”; a regulação do sistema financeiro; e as iniciativas do G-20 em favor do desenvolvimento dos países mais pobres.

O presidente Lula parte para Maputo na próxima segunda-feira (8), onde participará, entre outros eventos, da instalação do Polo da Universidade Aberta do Brasil. De lá irá para Seul, na quarta-feira (10), para participar das reuniões do G-20.

FONTE: VERMELHO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...