Pages

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

COREIA DO SUL CONVIDA DILMA PARA PARTICIPAR DA REUNIÃO DO G20

Na imagem: Reunião do G-20 em 2009 em Pittsburg, EUA.
Foto: Periodismo Humano
Brasília – O governo da Coreia do Sul convidou oficialmente a presidenta eleita do Brasil, Dilma Rousseff, para participar da reunião de cúpula do G20 nos dias 11 e 12 deste mês, em Seul. Dilma fará parte da comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com o convite, a presidenta eleita poderá participar de todos os eventos oficiais do encontro.

Não é a primeira vez que um presidente eleito acompanha seu antecessor em encontros internacionais. Em 1994, o então presidente eleito Fernando Henrique Cardoso integrou a comitiva do presidente Itamar Franco à 1ª Cúpula das Américas, em Maimi (EUA). É comum a participação do presidente eleito nesse tipo de evento como forma de preparação do novo governo. 

Apesar de compor a comitiva de Lula, Dilma não viajará para Coreia do Sul no avião do presidente. Ela irá a Seul em voo comercial, acompanhada do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e de assessores. O motivo é que Lula, antes de ir para Seul, tem compromissos oficiais em Maputo, capital de Moçambique, na África, nos dias 9 e 10. 

O presidente Lula desembarcará na capital coreana na próxima quinta-feira, por volta das 12h. À noite, ele participa de jantar de trabalho oferecido pelo presidente da Coreia do Sul aos demais chefes de estado do G20. O tema será a economia global e o marco para o crescimento forte e equilibrado.

“A cúpula de Seul, a quinta do G20, completa uma fase importante na história do encontro, pois conclui o programa de 47 ações adotadas em Washington, em novembro de 2008, como as reformas do FMI [Fundo Monetário Internacional], disse o secretário adjunto de imprensa da Presidência da República, Carlos Villanova.

Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...