Pages

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

DIA DE FINADOS EM QUIXADÁ

Foto: Cleumio Pinto

O dia de Finados só começou a existir a partir do ano 998 DC. Foi introduzido por Santo Odilon, ou Odílio, abade do mosteiro beneditino de Cluny na França. Ele determinou que os monges rezassem por todos os mortos, conhecidos e desconhecidos, religiosos ou leigos, de todos os lugares e de todos os tempos. Quatro séculos depois, o Papa, em Roma, na Itália, adotou o dia 2 de novembro como o dia de Finados, ou dia dos mortos, para a Igreja Católica.

O costume de rezar pelos mortos nesse dia foi trazido para o Brasil pelos portugueses. As igrejas e os cemitérios são visitados, os túmulos são decorados com flores, e milhares de velas são acesas.

Enfrente ao Cemitério Nossa Senhora do Carmo - Foto: Cleumio Pinto
Quixadá que fica a 168km da capital cearense, considerada a maior cidade da região centro do estado tem neste dia dedicado aos mortos uma complexa mobilização para as comemorações do dia de finados. Uma equipe da DEMASP ( Departamento Municipoal da Administração de Bens e Serviços Publicos)  foi incumbida de realizar toda a limpeza e restauração do cemitério municipal Nossa Senhora do Carmo  de Quixadá para a visitação neste dia dedicado ao reencontro com os entes amados, além da sede os distritos foram também contemplados com este mutirão de limpeza e organização. Foram colocadas stands no estacionamento para que recebam os ambulantes que vendem suas coroas, velas, funerárias, lanches etc. Porém muitos familiares fazem questão de eles próprios realizarem este trabalho, contratam profissionais para realizarem uma nova pintura ou reforma necessária que deixe mais bonito e com um visual para ser apreciado durante o dia de finados.

Outro local onde o movimento será intenso é no único cemitério particular da região, o Parque Nova Jerusalém. Além das famílias, muitos religiosos costumam subir até o Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão. O parque fica no caminho, explica o proprietário Francisco José de Lemos, o Chicutinho. Os 600 jazigos espalhados pelos cinco hectares estão limpos e cuidados. 

O Diretor Helano Bezerra, afirma que o esforço é muito grande para manter o cemitério limpo, foi comprada uma nova capinadora elétrica que ficará exclusivamente no cemitério para a limpeza do mato que cresce sobre as covas, por ser um terreno fértil ele cresce com facilidade. As luminárias foram restauradas, colocadas lâmpadas novas onde estava faltando por ação de vândalos, todo área externa foi limpa e os muros pintados para receber o público previsto de 5000 visitantes que vem de toda região. 

Fotos: Cleumio Pinto

Helano Bezerra afirmou a nossa reportagem que o cemitério de Quixadá estar com sua capacidade estrangulada a muito tempo, hoje existe um universo de 1500 sepulturas. A uma desordem nas ruas do cemitério por falta de espaço  para sepultar novos mortos, que só e recebido se a família possuir tumulo, caso contrario é orientada a se dirigir para o outro cemitério que é particular.  O mesmo lembra-se de uma ocasião que teve com muito dor de recusar um enterro pois não havia espaço disponível encaminhando para o cemitério Nova Jerusalém. O Prefeito Romulo Carneiro já iniciou uma negociação com os proprietários do terreno ao lado do cemitério para sua ampliação e um maior conforto dos familiares quanto ao seu ente querido.

Túmulo de José de Araujo - Foto: Cleumio Pinto

O túmulo de José de Araújo deverá ser novamente o mais visitado. O vaqueiro foi assassinado perversamente no dia 5 de maio de 1956 e, desde então, muitos afirmam alcançar graças pedidas a ele. A dona-de-casa Graça da Silva é uma delas. Já teve algumas enfermidades curadas, inclusive dos filhos. Segundo ela, ao amanhecer do dia, as pessoas começam a se amontoar diante do jazigo dele. Durante todo o dia pessoas já não acendem as velas, apenas jogam em uma fogueira que fica na frente do tumulo.

"Ele foi acusado de ter estuprado uma moça. A família dela mandou castrar ele. Os testículos foram amarrados em um cavalo e ele foi arrastado pelo chão até morrer. Depois descobriram que ele não havia feito mal algum à moça. Agora, está se tornando um santo".

Ex-Prefeito Cristiano Goes e Familia - Foto Cleumio Pinto
O ex-prefeito Cristiano Goes, que estava com a família lembra que é um momento muito importante, para 
reflexões,  reverencia e não deixa de ser um reencontro com familiares e amigos  que retornam a cidade, tendo em vista as comemorações do dia de finados.

Durante todo o dia a movimentação foi intensa ao Cemitério de Quixadá - Foto Cleumio Pinto

Uma grande multidão passou todo o dia de ontem, segundo a administração os portões foram abertos as 03:00hs da manha e já se encontrava muitos a espera para rezarem e reverenciarem juntos aos túmulos de seus mortos. Durante todo o dia aconteceram varias celebrações de missas em homenagem aos mortos e acompanhadas por muitos visitantes no cemitério local. 








Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...