Pages

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

SECRETÁRIA DE SAÚDE ALERTA PARA CUIDADOS EM PASSEIOS NO DIA DA CRIANÇA

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil


Imagem google

Brasília - Pais e professores devem estar atentos para alguns cuidados a serem tomados durante passeios escolares e familiares promovidos em comemoração ao Dia da Criança. O alerta é da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Distrito Federal e trata, sobretudo, do preparo e da conservação dos alimentos.
Em outubro do ano passado, o Distrito Federal registrou um surto alimentar que atingiu cerca de 80 pessoas – na maioria, crianças que participavam de um passeio escolar e que ingeriram alimentos contaminados.
Os responsáveis pelo preparo da refeição devem dar preferência a alimentos não perecíveis, que não necessitam de refrigeração e podem ser armazenados em temperatura ambiente, como sucos industrializados e biscoitos.
No momento do preparo, é preciso lavar bem frutas e vegetais com água potável, especialmente se forem consumidos crus. Também é importante higienizar as mãos antes e durante o preparo e lavar todos os equipamentos utilizados. Alimentos cozidos não devem permanecer em temperatura ambiente por mais de duas horas.
De acordo com a secretaria, os principais fatores que contribuem para a intoxicação alimentar são: falhas na higienização das mãos na hora de comer ou de servir alimentos, compartilhar copos para beber água ou outros líquidos e o consumir alimentos muito úmidos, sem condições adequadas de conservação – refrigerados ou aquecidos acima de 60 graus Celsius (ºC).
Também é preciso proteger os alimentos da poeira, do vento e do calor. Não é recomendado consumir alimentos mal cozidos nem misturar alimentos crus com cozidos na hora do preparo ou conservação.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...