Pages

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

PARQUES GEÓGRAFICOS - MONTANHAS DO ESTADO INTEGRARÃO REDE MUNDIAL

R
Imagem Google
Parques geográficos do Ceará serão confirmados membros de associação internacional na Ásia
Quixadá. Uma missão composta por representantes do Governo do Estado e das prefeituras de Guaramiranga, Ipu e Quixadá participa a partir de hoje da 2ª Conferência da Associação Internacional de Montanhas Famosas. O encontro ocorre em Jiangxi, na China. Segue até a próxima sexta-feira, reunindo delegações de montanhas dos cinco continentes, algumas delas reconhecidas pela Rede Global de Geoparks. A comitiva cearense tem à frente o secretário adjunto das Cidades do Estado, Jurandir Santiago.

Na Conferência, a representante da Associação Internacional no Ceará e coordenadora da missão cearense, Mônica Amorim, fará uma breve apresentação das riquezas geográficas montanhosas das três cidades cearenses, formalizando a entrada delas no seleto grupo mundial. Outras delegações também farão apresentações de novas montanhas. O congresso tem por objetivo a realização de parceria e articulação de ações entre os pontos de visitação turística participantes. O Geopark Araripe é o único representante do Brasil na entidade, criada em 2009.

Segundo Mônica Amorim, a primeira conferência, realizada em outubro de 2009, reuniu representantes de dez países - dentre eles, o Brasil -, cada um com pelo menos uma montanha ou área montanhosa. Surgiu com a proposta de criar laços entre as mesmas, de forma a dividirem informações para o desenvolvimento regional dessas áreas, ao mesmo tempo preservar o ambiente natural e rico desse tipo de paisagem.

Na segunda edição, o número de participantes, países e montanhas será absolutamente maior. Enquanto em 2009, o Brasil marcou presença apenas pelo Geopark Araripe (Ceará), com dois representantes, nesse ano, além das três do Ceará, uma do Rio Grande do Sul foi inscrita. Treze membros constituirão a maior delegação deste ano. "União, criatividade, participação e respeito a culturas das outras delegações". Estas foram as principais orientações de Mônica Amorim ao grupo do Ceará que partiu para o continente asiático.

Além de souvenirs da "Terra dos Monólitos", a presidenta da Fundação Cultural de Quixadá, Sandra Venâncio, levou na bagagem a proposta de inclusão das 13 áreas geográficas distintas, denominadas Conjunto Natural dos Monólitos, como território de interesse geológico, arqueológico, histórico e cultural a ser reconhecido pela Unesco.

"A Conferência será uma ótima oportunidade para articular a inspeção de técnicos do órgão mantido pela ONU e transformar nosso sítio de pedras no segundo Geopark do Ceará", avalia Sandra.

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria das Cidades
(85) 3101 4448
Prefeitura Municipal de Quixadá
(88) 3412.366

INSPEÇÃO TÉCNICA


Acervos no interior foram vistoriados

Quixadá. Em julho passado, os monólitos de Quixadá e o Parque Nacional de Ubajara, na Serra da Ibiapaba, foram visitados por membros da Associação das Montanhas Famosas. A visita fez parte do calendário da Segunda Conferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID+18). A inspeção foi articulada por Mônica Amorim, como consultora de Desenvolvimento Regional do Banco Mundial, e pelo secretário estadual das Cidades, Joaquim Cartaxo.

O conjunto natural dos monólitos de Quixadá passou a ser considerado patrimônio nacional em setembro de 2004. A área de tombamento conta com 5,8 mil hectares. Sua principal atração é a pedra da Galinha Choca, no entorno do Açude do Cedro. O Parque Nacional de Ubajara foi criado com uma área de 563 hectares, em 30 de abril de 1929 e teve sua área ampliada para 6.288 hectares. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A região serrana de Guaramiranga encontra-se à 865m de altitude, totalmente inserida na Área de Proteção Ambiental do Maciço de Baturité. Nela está situado o Pico Alto, com 1.115m de altitude.

A Associação Internacional das Montanhas Famosas, tem sua sede no Monte Lushan (China) conta com o apoio da Unesco. Reúne, além do Araripe, montanhas turísticas como o Kilimanjaro (Tanzânia), o Monte Hood (Estados Unidos) e parques na Alemanha (Bergstasse), Áustria (Eisenwurzen) e Romênia (Gaina e Covsna).

ALEX PIMENTEL

COLABORADOR
FONTE: DIARIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...