Pages

domingo, 10 de outubro de 2010

PROCISSÃO DO CÍRIO DE NAZARÉ REÚNE MAIS DE 2 MILHÕES DE FIÉIS NO PARÁ

Foto: Tarso Sarraf/AE
Acompanhada por uma multidão, a imagem peregrina percorreu quase 5 km até a Basílica Santuário
O Círio de Nazaré, uma das maiores festas religiosas do mundo, levou na manhã deste domingo cerca de 2,2 milhões de pessoas às ruas de Belém (PA). A procissão correu sem problemas graves.
Durante o percurso, a multidão de fiéis segue umaimagem de Nossa Senhora de Nazaré desde a Igreja da Sé até a Igreja Basílica da cidade. O trajeto tem 3,6 quilômetros.
Ao final, a imagem é devolvida para seu santuário, numa praça em frente à Basílica, onde é feita uma cerimônia.
O cortejo de hoje demorou 5 horas e 30 minutos, o que é considerado rápido. Começou por volta das 6h30 e terminou às 12h. Em 2004, a cerimônia levou nove horas.
Como é tradicional --esta foi a 218ª edição do Círio na cidade--, o local mais dramático e extenuante da procissão foi a corda, que fica atrelada à berlinda na qual a imagem da santa é colocada.
Sob sol forte e temperatura por volta de 33º C, milhares de pessoas lutavam para conseguir segurar ou mesmo tocar os 400 metros da corda.
Outro momento dramático ocorreu quando as pessoas que estavam pagando promessas (os "promesseiros") chegaram à praça do santuário. Alguns deles faziam o trajeto de joelhos ou andando de quatro.
Quase todos saem horas antes da imagem partir da Sé. Ao final, boa parte precisa de tratamento médico.
A edição deste ano foi a mais cara da história (custou cerca de R$ 2 milhões) e chegou a ser um dos assuntos mais comentados por brasileiros na rede social Twitter.
ELEIÇÕES
Realizada num ano eleitoral, o evento foi acompanhado pela governadora Ana Júlia Carepa (PT) e o ex-governador Simão Jatene (PSDB), que disputam o segundo turno no Estado.
Devido ao Círio, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) permitiu que as emissoras locais que estivessem transmitindo a procissão ao vivo não passassem o horário eleitoral gratuito das 13h.
FONTE: FOLHA ONLINE

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...