Pages

sábado, 16 de outubro de 2010

ESCOLHA DE CAÇA TERÁ PARTICIPAÇÃO DO PRESIDENTE ELEITO, DIZ JOBIM

Segundo ministro escolha será entre os modelos francês (Dassault), americano (Boeing) ou sueco (Saab) logo após o segundo turno das eleições 



RIO - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse nesta sexta-feira, 15, que a escolha do fabricante dos caças que serão comprados pela Força Aérea Brasileira (FAB) terá a participação do presidente eleito. Segundo Jobim, o presidente Lula escolherá entre os modelos francês (Dassault), americano (Boeing) ou sueco (Saab) logo após o segundo turno da eleição presidencial.
"Depois do segundo turno, o presidente decidirá por uma linha e, quem for eleito, participaria do processo", disse Jobim ao chegar à Escola Naval, no Rio, onde faz uma palestra sobre a Amazônia Azul.
O ministro classificou a decisão de Lula como "o começo do fim" do processo de reequipamento da FAB. Ele explicou que, na prática, caberá ao próximo governo concretizar as compras dos caças. Isso porque, segundo ele, a decisão do atual presidente, a ser tomada em conjunto com o presidente eleito, apenas desencadeará negociações comerciais e financeiras entre a FAB e as empresas fornecedoras.
Pontos como o grau de transferência de tecnologia, nível de preço e investimentos que as empresas envolvidas farão no Brasil poderão fazer com que ocorra uma nova concorrência. "Tudo isso é uma negociação que só será feita depois", afirmou Jobim, negando que a demora na decisão, por causa das eleições, esteja atrapalhando o plano de reequipamento da FAB. "Está tudo dentro do cronograma", disse. 
Alexandre Rodrigues, da Agência Estado

FONTE: ESTADÃO.COM

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...