Pages

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Em Aracoiaba > CVT comemora a Semana Nacional de Ensino Tecnológico

Aracoiaba
Os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) nas cidades de Aracoiaba, Fortim, Horizonte, Massapê, Missão Velha, Santa Quitéria, Tabuleiro do Norte realizarão palestras, oficinas, exposições e experimentos, levando em conta o tema do evento deste ano: Luz, Ciência e Vida. A programação educativa será realizada desta segunda-feira, 19, até a próxima sexta, 23, em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec).

Segundo a organização da Semana de Tecnologia, no dia da abertura da programação educativa, às 19 horas, o CVT Fortim realizará uma palestra sobre capacitação e mercado de trabalho na própria unidade e também na Escola de Ensino Médio Helenita Lopes Gurgel, dia 20, às 14 horas. Acontecerá também um concurso de desenho e a exposição de uma maquete com uma casa ecologicamente correta, demonstrando maneiras de economizar água.

Considerando o atual período de estiagem no Ceará, o CVT Aracoiaba iniciará os trabalhos com uma reflexão sobre “o desafio do uso racional da água no semiárido”, apresentando experiências de purificação da água e jogos lúdicos sobre a flora e fauna da região Nordeste. A ação acontecerá hoje, dia 20, das 15h30 às 17 horas, na Escola Municipal Rodrigo de Argolo, em Guaramiranga.

Os laboratórios de biologia e química do CVT Santa Quitéria serão abertos para a visualização de experimentos sobre condução elétrica e produção de energia nos dias 19 e 20, das 14h às 15h. No dia 21, a unidade realizará das 7h às 15h, uma campanha de doação de sangue em parceria com a Secretaria de Saúde do município e o Hemoce.
Em Horizonte, a unidade local do CVT oferecerá aos visitantes uma exposição e visita monitorada à horta orgânica da unidade, apresentando a influência da luz solar nas plantas. 

O canteiro foi construído com garrafas PET e a atividade tem a intenção de conscientizar a população sobre meio ambiente e saúde. Esse último tema também será abordado no CVT Massapê, mas, focado sobre as doenças sexualmente transmissíveis.  As atividades acontecerão no auditório do CVT, em horários variados, onde também serão realizadas palestras sobre aditivos alimentares, robótica educacional e redes sociais.

No dia do encerramento da SNCT a Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Antonio Feitosa contará com a participação do CVT Missão Velha, na realização de experimentos sobre biodigestor, efeitos das drogas na temperatura corporal e geradores de energia. Acontecerá também uma exposição com o tema: “uso da cinza da madeira no combate ao gorgulho-do-milho e do caruncho do feijão”.

Além dos CVTs  as Faculdades de Tecnologia Centec (Fatec) de Quixeramobim e do Cariri também participarão da Semana de Tecnologia, com oficinas técnicas e minicursos nas áreas de tecnologia em agronegócio e em alimentos. Em Quixeramobim, alguns dos temas contemplados são: o uso eficiente da água na agricultura, produção de mudas e inseminação artificial e na Fatec Cariri, em Juazeiro do Norte, o seminário V Semana de Tecnologia em Alimentos, comemorando também os 15 anos de existência do curso.

Fique por Dentro

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é promovida pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI) e já está consolidada em calendário nacional. O tema desta edição “Luz, Ciência e Vida”, tem como base a decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas de proclamar 2015 como o Ano Internacional da Luz.  A programação da SNCT 2015 em todo o território cearense, pode ser conferida no site oficial do evento emsemanact.mcti.gov.br.

Mais Informações

Instituto Centro de Ensino Tecnológico
Rua Silva Jardim, 515 – Fortaleza
Telefone: (85) 3066-7000


PINTONEWS no whatsapp 88 9 9686 6694

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...