Pages

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Abertura de Exposição Brincantes do Amanhã recebe grande público


Radialista Wanderley Barbosa, Maria Prima, Glaydson Martins entre outros participantes

Quixadá – Nesta ultima Terça-feira (26), o Centro Antônio Conselheiro no Centro da cidade a Associação de Cinema e Vídeo de Quixadá – ACVQ abriu a Exposição Brincantes do Amanhã. Onde mostra a diversidade cultural de um artesão e mestre da cultura no Sertão quixadaenses. O Sr. Francisco Ferreira Neres 50 anos, porém na comunidade da “Boa Água”, distrito do Cipó os Anjos cerca de 45 Km da sede ele é chamado carinhosamente por Chico Emilia, apelido ganho em homenagem a sua mãe.

Escultor Chico Emilia
Chico Emilia além de escultor é repentista, poeta, ator, escritor e consegue manter viva a chama da cultura popular no rincão do Sertão, enfrentando as adversidades da estiagem e o escaldante sol onde   enfrenta para tirar o sustento na roça ao cabo da enxada. Ao final do dia ao cair o crepúsculo transforma-se de agricultor em executor da cultura e traz alegria com seus improvisos em quanto as mão habilmente transformam materiais recicláveis em verdadeiras obras de arte que o olho não consegue perceber o lixo que existe por trás de tanta beleza.



Wanderley Barbosa, Simone Veras e Chico Emilia
No momento solene da Exposição de Obras de Arte que o sertanejo simples demonstra emoção ao receber os elogios dos que visitam a exposição e conseguem dialogar com o artista e percebe que é apenas um simples sertanejo que encanta com o canto e as esculturas que brilham pelas dependências do Centro.

Simone Veras, conhece o Chico Emilia e o seu trabalho na comunidade por ter uma propriedade na Boa Agua, reconhece a falta de incentivo a cultura, sendo um artista versátil além de escultor é poeta  repentista estaremos trazendo um curso de Arte Popular e o Chico será o instrutor que passará sua arte aos filhos dos agricultores revitalizando a cultura. Edinês Brito 37 anos, morador do Distrito de Cipó dos Anjos é o articulador cultural da região entende que a falta de incentivo não só das autoridades, mas o próprio povo não costuma prestigiar a cultura inclusive quando é realizada por promotores locais. “Esta exposição é reflexo dos últimos doze meses de trabalho e muita luta para manter viva trazendo os jovens nesta batalha, em minha opinião Chico é o nosso Patativa da Boa Agua” afirmou Edinês.  


Sonia Maria, Gladson Santiago e o artesão Chico Emilia
Sonia Maria 30 anos, “vejo com alegria esta representação da cultura popular em esculturas e o reconhecimento do artista ao ver sua obra sendo apreciada por muitas pessoas, só precisa ser mais valorizado por todos”.  O Sergipano Gladston Santiago 29 anos ao conhecer a cultura local e ficou encantado com o reisado retratado nas esculturas e a veia artística deste homem simples que mantem a cultura viva. Erica Queiroz 18 anos, Cabeleira admirou-se ao ver a exposição e pede para que tenha uma maior atenção das autoridades. Jerry Adriano 17 anos, estudante salientou sobre o resgate de personagens de nosso folclore como Lampião e o próprio reisado nas figuras ali expostas.

Glaydson Martins e o Radialista Wanderley Barbosa
Gleydson Martins, presidente da Associação de Cinema e Vídeo de Quixadá – ACVQ  articulador e promoter da Exposição Brincantes do Amanhã sente-se realizado em ter conseguido juntar o rustico e a arte em uma exposição  onde o artista  é  um simples agricultor que após sua árdua diária na roça passa a confeccionar peças de produtos recicláveis transformando em lindas obras de arte. Maria Prima, uma das grande defensora e coordenadora do Centro Antonio Conselheiro parabeniza ao Promoter Glaydson pela iniciativa de levar este talento vivo para expor a imaginação do artista em peças que mostram que talento não tem espaço e é universal.  A exposição tem um caráter educativo e mostrar que mesmo na zona rural é possível realizar cultura com competência.  

O Blog Pinto News faz parte da ASSOCIAÇÃO DA IMPRENSA DO SERTÃO CENTRAL - AISC

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...