Pages

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

PAPAI NOEL DE VÁRIOS SOTAQUES. É O NATAL PELO MUNDO


Neve, renas, presentes, chaminés, luzes coloridas, sinos e um bom velhinho. Os elementos compõem o retrato mais lúdico do Natal, que embora seja uma data tradicionalmente cristã, repercute mundo afora com muitas leituras culturais. As comemorações natalinas, no entanto, tem em comum a peculiar força de perpetuação. É difícil não ser tocado pelo sentimento de solidariedade que o dia 25 de dezembro desperta. Cada festejo traz o DNA de um povo. A partir desta interpretação é possível determinar se o Natal está no mundo ou o mundo está no universo do Natal? E faz diferença? Não. O importante é o simbolismo da data e como isso reflete nas ações de cada pessoa. Vale também conhecer os vários sotaques do Papai Noel. Saiba como é o Natal pelo mundo!

Natal na “Cidade Luz”

Paris é uma cidade encantadora em qualquer época do ano. Está sempre na moda! A “Cidade Luz”, no entanto, consegue justificar ainda mais o seu nome na época do Natal. Uma passada por Paris não será completa sem uma ida a um restaurante ou visita aos bistrôs e cafés da região.

Além disso, a prefeitura de Paris lançou um pequeno guia de Natal na cidade. Nele tem o endereço de todos os marchés de Noël que acontecem na capital francesa, o endereço dos tradicionais ‘manèges’ (carrossel) que encantam a cidade neste período do ano (eles são gratuitos) e também as informações práticas sobre a pista de patinação no gelo do Hôtel de Ville! Pra quem estiver interessado é só clicar no link abaixo e clicar em "le petit guide de Noël en format pdf". Haverá mais informações sobre o que acontece na cidade durante o período de Natal, neste link: http://www.paris.fr/noel (Com informações do blog: http://www.parisemfoco.com)

Um dos grandes atrativos de Paris durante as festas de final de ano são as luzes da Avenida Champs-Élysées. Diferentes a cada ano, as luzes geram grande expectativa e levam milhares de pessoas à principal avenida de Paris.

Seguindo as tradicionais feiras de Natal do norte da Europa, Paris também tem as suas. São várias espalhadas pelas principais atrações da cidade, mas uma das mais tradicionais está no Trocadéro. Além de ter bancas com boas sugestões de presente e decoração, tem também uma pequena pista de gelo. Quer mais? A localização, em frente à Torre Eiffel. (Com informações do site http://www.correrpelomundo.com.br)

Papai Noel de olhos puxados 

No que se refere à religião, o Japão é um país de maioria budista e xintoísta.  O Natal, entretanto, foi incorporado à paisagem local especialmente pela decoração das luzes e elementos como Papai Noel, renas, pinheiros, sinos e meias penduradas – o aspecto religioso é praticamente nulo. As lojas colocam enfeites e até fazem promoções para a época.

Apesar de a expressão “merry christmas” (pronunciada em inglês) ter ganhado certa popularidade recentemente, o dia 25 de dezembro não é feriado no Japão. Ao invés do panetone, pouco conhecido no Japão, o doce tradicional é o “Christmas Cake”, que é basicamente um bolo em que o morango é ingrediente imprescindível. (Com informações do blog: http://madeinjapan.uol.com.br)

Natal da “grande maçã”

Quem passa o Natal em Nova York, também conhecida como “Big Apple”, garante que as comemorações são de encher os olhos de alegria e deslumbramento. Veja algumas dicas imperdíveis:

Subir e descer a 5ª avenida entre as rua 59 e 40. A vitrine das lojas é um espetáculo, especialmente as de departamento como Bergdorf ou Saks Fifth Avenue. Mais abaixo, entre as ruas 48 e 51, está o Rockefeller Plaza, com a maravilhosa e mais famosa árvore de Natal da cidade. A árvore é gigante e lotada de luzes e enfeites. Todo o ano, a cerimônia de inauguração é um acontecimento na cidade.

Além da tradicional 5ª avenida, é recomendado visitar o Museu de História Natural; o shopping do Times Warner Center, localizado na rua 59, no Columbus Circle; e a estação de trem e metrô Grand Central Station. Todos eles capricham na decoração de Natal.

Existem também as feirinhas natalinas (holiday markets), bem no estilo europeu, onde são vendidos enfeites, roupas, objetos artesanais, biscoitinhos e outras coisinhas. Duas são bem populares em Manhattan, a primeira localizada na Union Square e a segunda, no Columbus Circle.

Patinar é outra boa oportunidade de curtir a data natlina. São três as mais famosas pistas de patinação no gelo em Manhattan nesta época do ano: uma é a Rockefeller Plaza, no Rockefeller Center, a outra é a The Pond no Bryant Park e a terceira chama-se Wollman Rink, no Central Park. Todas essas pistas ficam abertas até às 22h ou 23h. Fica aí a dica para um programa noturno com a família antes ou depois do jantar.Também existem alguns restaurantes e cafés, onde é possível saborear um chocolate quente enquanto observa os patinadores.

O Natal da “Big Apple” é marcado por tradições. O show de natal que acontece no Radio City Music Hall e se chama "The Rockettes", por exemplo, é o mais famoso da cidade e também uma tradição há 80 anos. É diversão certa e ideal para curtir com a família. (Dicas veiculadas na Revista Crescer).

Maior árvore de Natal do mundo

No início de dezembro, o Papa Bento XVI acendeu, diretamente do Vaticano, as luzes da maior árvore de Natal artificial do mundo, erguida em Gubbio, a 220 quilômetros ao norte de Roma. 'Nós homens também precisamos uma luz que ilumine o caminho de nossa vida e nos dê esperança, especialmente neste tempo no qual sentimos de maneira particular o peso das dificuldades, dos problemas, dos sofrimentos e no qual um véu de escuridão parece nos envolver', disse o papa durante a cerimônia em que a árvore foi acesa.
Após essas palavras, o pontífice começou a acender a já conhecida árvore de Gubbio, que entrou no 'Livro Guinness dos Recordes' em 1991 ao ser considerada a maior do mundo. Vale destacar que Bento XVI usou um tablet para ativar o quadro geral elétrico. (Com informações do G1)

FONTE:
Agência da Boa Notícia

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...