Pages

sexta-feira, 22 de abril de 2011

COMUNIDADE PRESERVA TRADIÇÃO

Os caretas do Distrito de Engenheiro José Lopes preservam a tradição no ciclo da Paixão de Cristo com máscaras
FOTO: DIVULGAÇÃO
Mesmo com uma série de mudanças ao longo das últimas décadas, a tradição dos demônios mascarados, como os caretas também são conhecidos, vem sendo preservada, de pai para filho. O compartilhamento desses hábitos, entre parentes e amigos, ocorre graças ao envolvimento da comunidade ao folguedo herdado dos colonizadores portugueses e repassado de geração a geração, explica o secretário de Cultura de Senador Pompeu, Adriano Souza. O grupo cultural do Distrito de Engenheiro José Lopes se destaca na região. Leva a tradição para cidades vizinhas, como Milhã e Irapuan Pinheiro.

Segundo o líder dos Caretas, o vigia Gilsonir Alves Magalhães, foi um tio quem começou a cultuar o rito folclórico nas terras onde nasceu. O hábito chegou à comunidade no início da década de 90. De lá para cá algumas mudanças ocorreram.

As máscaras, antes confeccionadas com couros de animais, principalmente de cabra, foram substituídas por tecido. O curtume está praticamente extinto na região, daí a necessidade da mudança. Mesmo assim um dos caretas utiliza os trajes característicos, para relembrar as origens. No mais, a brincadeira permanece a mesma.

Para evitar mais mudanças e manter a tradição, a Associação Comunitária de Engenheiro José Lopes, com o apoio do Instituto Casarão, desenvolve um projeto com crianças de adolescentes daquela localidade. Para Fram Paulo da Silva, produtor cultural e articulador do Instituto Casarão, crianças e adolescentes reinventam, criam e recriam a cada ano os caretas.

Alex PimentelColaborador

FONTE:
DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...