Pages

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

SAQUES FICARÃO LIMITADOS ANTES E DURANTE ELEIÇÃO

O objetivo da iniciativa é coibir e prevenir a compra de votos neste períodos de eleições


Imagem Google
Os saques em dinheiro ficarão limitados a partir desta quarta-feira, 29, até o dia 3 de outubro, em todas as instituições financeiras que atuam no Ceará. Com a medida, Ministério Público Eleitoral e Justiça Eleitoral esperam coibir e prevenir a compra de votos antes e durante a eleição.
Ficarão suspensos saques em espécie em valor igual ou superior a R$ 20 mil, por CPF ou CNPJ. Saques sucessivos que ultrapassem esse valor também estarão proibidos. A Justiça Eleitoral pode autorizar a operação em casos excepcionais. Esses limites são diários.
De acordo com o MPE, casos que indicam a prática da compra de voto foram notórios nas eleições passadas e na presente, resultando na instauração de inquéritos policiais e ações penais eleitorais.
Essa prática ocorreria da seguinte forma: o candidato, empresa ou pessoa física a ele vinculada disponibilizam o dinheiro para a campanha, em espécie, entregando àqueles que têm a missão de distribuir os recursos aos cabos eleitorais, que por sua vez, ao lado dos recrutadores dos eleitores, ficam encarregados de fazer os pagamentos aos eleitores.
Para determinar o limite nos saques, o juiz auxiliar Luiz Roberto Oliveira Soares considerou haver outras opções de transferências de valores disponíveis para os clientes de bancos, entre elas a TED (transferência eletrônica disponível), em que os valores transitam entre as instituições em tempo real.
FONTE: O POVO ONLINE

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...