Pages

sábado, 12 de janeiro de 2013

PROFETAS DA CHUVA - Diagnósticos para periodo chuvoso no Ceará


Quixadá – Sábado 12, bastante quente com céu limpo, foi como aconteceu o XVII ENCONTRO DOS PROFETAS DA CHUVA, realização que acontece sempre no segundo sábado do ano com a presença de homens e mulheres que procuram através da experiência adquirida com os seus ancestrais prevenir em período de estiagem no sertão nordestino a chegada das chuvas.  

Este ano após uma estiagem onde os profetas erraram a previsão nos seus prognósticos pluviométricos, um pouco mais de 30% conseguiram diagnosticar a estiagem para o ano  passado. Com previsões mais otimistas os nossos profetas das chuvas acreditam em sua grande maioria em um inverno regular, mas houve profeta que previu mais seca durante o ano de  2013. Vamos aguarda a previsão cientifica em que a FUCEME divulga a quadra chuvosa para o Ceará e o governo do estado usa esta informação como base para ações na área.

Muitas autoridades presentes, o Prefeito João Hudson e sua comitiva com o Secretario de Agricultura Raimundo Damasceno, Francisco das Chagas Candido (Ticão), Vice-prefeito Antônio Wellington Xavier (Ci), Vereadores Aldênio Moraes, Laercio Oliveira, Louro da Juatama, Higo Carlos, Cristiano Góes da EMATERCE, José Maria Pimenta EMATERCE, Reitor da UNILAB Paulo, Ilário Marques representando a esposa a Deputada Estadual Rachel Marques, Presidente da CDL Junior Capistrano, e alunos das universidades;  Universidade  da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e Universidade Federal do Ceará (UFC), como a imprensa do Ceará mostrando os diagnosticos prefetisados pelos agricultores.  

Realização:
Prefeitura Municipal de Quixadá e Instituto de Pesquisas, Violas e Poesia do Saertão Central  com apoio da Associação da Imprensa do Sertão Central AISC. 

O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...