Pages

sábado, 25 de agosto de 2012

Raquel Marques (PT) Destaca Melhorias para a Pericia Forense do Ceará

Deputada Raquel Marques (PT) - Foto: Dário Gabriel 

Fortaleza - Fortalecer a perícia forense é um dos caminhos para conter o avanço da violência. A defesa foi feita pela deputada Rachel Marques (PT) durante pronunciamento no primeiro expediente da sessão plenária desta quarta-feira (22/08). Ela afirmou que existem cerca de 130 mil inquéritos policiais sem solução nas delegacias brasileiras, resultado da carência de pessoal e da falta de equipamentos modernos na polícia judiciária do País.
Diante deste quadro, a petista destacou que o Ceará tem avançado no aparelhamento da perícia forense com “ações bastante significativas” para fortalecer o serviço que atua na prevenção, na investigação e na elucidação de crimes. Rachel Marques citou o recente concurso realizado pelo Estado para seleção de 177 peritos legistas e auxiliares de perícia. “Com esse concurso é dado um passo importante para o avanço da inteligência técnica e estratégia do Estado. Há 10 anos não havia seleção de profissionais para essa área. Eram apenas 150 peritos, número insuficiente para a demanda”, disse.
A deputada ressaltou ainda que em junho deste ano foi inaugurada pela gestão Cid Gomes a nova sede da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Onde antes funcionava apenas um Instituto Médico Legal (IML), agora estão a Perícia Criminal, a Análise Laboratorial Forense, a Perícia Veicular, a Central de Custódia e um Núcleo de Defensoria, dentre outros.
Em aparte, o deputado Ferreira Aragão (PDT) disse que as polícias de países como Canadá contam com tecnologia avançada e só trabalham com dados científicos, dispensando testemunhas. “É bem mais seguro, para o Estado e para as testemunhas. Se fizermos isso aqui teremos agilidade nas investigações. Será uma forma de combater a intranquilidade e a insegurança em que vivemos”, defendeu. 

Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723
Presidente da AISC

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...