Foto registrando o momento em que a turma do 2ºano está recebendo o material do PAIC da E.E.F JOSÉ PEREIRA DE SOUSA em Ocara/Ce. |
O governador do Ceará, Cid Gomes, apresentou nesta quarta-feira dois programas do seu estado aos integrantes da Comissão Especial do Plano Nacional de Educação 2011/2020 (PL 8035/10, do Executivo).
Gomes defendeu a divisão clara de atribuições dos entes federativos: os municípios com o ensino fundamental, os estados com o ensino médio, técnico e profissional, e o governo federal com o ensino superior.
Juntamente com a secretária de Educação do estado, Izolda Cale, o governador mostrou aos parlamentares a experiência do Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), que desde 2007 está promovendo a alfabetização de alunos de 6 e 7 anos de idade em todos os municípios cearenses.
Outro programa apresentado foi o das escolas estaduais de educação profissional, que oferecem em período integral as disciplinas do ensino médio e, no horário alternado, disciplinas de educação profissional. O projeto, iniciado em 2008, está implantado atualmente em 71 escolas.
Até agora foram investidos R$ 442 milhões no programa de educação profissional. As escolas que se destacam pelo desempenho na alfabetização recebem prêmios em dinheiro e devem apadrinhar outras instituições que ainda não atingiram os níveis desejáveis de alfabetização.
O presidente da comissão, deputado Gastão Vieira (PMDB-MA), acredita que a experiência do Ceará deve servir de exemplo para o restante do país. Ele destacou o fato de o estado dar mais recursos para os municípios que aderirem ao Paic, além de premiar os que alcançam a meta. Também elogiou o fato de não haver ingerência política nas escolas.
A audiência foi proposta pelos deputados cearenses Ariosto Holanda (PSB) e José Linhares (PP) e pelos deputados Gastão Vieira e Angelo Vanhoni (PT-PR).
Íntegra da proposta:
Reportagem - Karla Alessandra /Rádio Câmara
Edição - Wilson Silveira
Edição - Wilson Silveira
FONTE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário