Pages

sábado, 19 de dezembro de 2009

Plinio Lepri/AP O papa João Paulo 2º, cuja santificação poderá sair já em 2010; próximo passo a ser cumprido é o reconhecimento de um milagre

O papa Bento 16 assinou neste sábado decreto que reconhece que seu antecessor, João Paulo 2º, viveu a fé católica de modo heroico. O decreto de "virtudes heroicas" dá ao papa morto em 2005 o título de "venerável" e o deixa mais perto de ser proclamado santo. Pela regra, o próximo passo é o reconhecimento de um milagre atribuído a ele, o que deverá acontecer já no começo do ano que vem.
O papa João Paulo 2º, cuja santificação poderá sair já em 2010; próximo passo a ser cumprido é o reconhecimento de um milagre
Com o milagre reconhecido, o Vaticano poderá beatificar João Paulo 2º, o passo anterior à proclamação de santidade.
Bento 16 começou a trabalhar para acelerar a santificação do antecessor apenas semanas depois de assumir o posto. Ele retirou o período de espera normal para início do processo, que é de cinco anos, e ordenou que as investigações sobre as "virtudes heroicas" de João Paulo 2º, reconhecidas neste sábado, começassem imediatamente.
O papa passado já reúne quesitos essenciais para a beatificação, como o clamor popular, que se difundiu após sua morte. Vários fiéis seguraram cartazes com a frase 'Santo subito' (santo imediatamente) nas vigílias no Vaticano, durante funerais do papa polonês. A frase em italiano também foi cantada por milhares de pessoas que acompanharam as cerimônias.
Outros casos
Também neste sábado, Bento 16 aprovou o decreto de "virtudes heroicas" do papa Pio 12, a despeito dos protestos da comunidade judaica, para quem o antigo papa nada fez para parar o Holocausto e, por isso, os arquivos referentes à atuação dele na Segunda Guerra exigiam uma revisão antes da aprovação.
Bento 16 ainda aprovou, em um terceiro decreto, o reconhecimento do segundo milagre de uma mulher australiana que deverá se tornar a primeira santa daquele país. Morta em 1909, Mary Mackillop ajudou a espalhar o catolicismo na Austrália no final dos anos 1800 e acabou conhecida por seu trabalho pioneiro com os necessitados. Ela foi beatificada, por João Paulo 2º, em 1995.

FONTE: FOLHA OLINE

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...