Pages

domingo, 28 de outubro de 2012

Academia Quixadaense de Letras, ontem um sonho, hoje uma realidade



Quixadá – Cidade que fica cerca de 168 km da capital alencarina, em seu aniversário de 142 anos recebeu o maior presente que um povo deve se orgulhar, a primeira Academia de Letras do Sertão Central. Cidade conhecida por seus monólitos e agora sendo uma cidade universitária esconde ainda um verdadeiro tesouro entre suas rochas, nas locas dos monólitos ha cantores, músicos, atores, repentistas, escritores e verdadeiros artistas que mobilizam multidões com suas apresentações ou trabalhos.


Uma noite memorável, inesquecível, única, onde jamais se conseguiu reunir tanta cultura em só lugar no Sertão Cearense, Um Ex-governador, Um Juiz Federal, Um Bancário, Dois Coronéis da PM, Um Cineasta, uma adolescente e acredite já sendo talvez a primeira adolescente imortal de uma Academia de Letras entre outras figuras importantes no nosso Ceará, estão entre os primeiros 20 imortais da Academia Quixadaense de Letras.


Lembrando que já tivemos figuras ilustres na cultura brasileira que saiu de Quixadá para o mundo a fora. A Primeira mulher a adentrar a Academia Brasileira de Letras nossa inesquecível Raquel de Queiroz e o grande poeta popular, o repentista Cego Aderaldo que foi tema em faculdades e o Cineasta Clébio Ribeiro que já produziu vários filmes entre eles  “O Alto da Camisinha” onde o Ministério da Saúde divulga pelo Brasil na campanha contra a AIDS e com apresentação em outros países. Em conversa com a reportagem do PINTONEWS, Clébio Ribeiro informou que esta concluindo o filme “O Gato Preto” e no dia 17 estará lançando o livro “Filha do Sertão” no encerramento das festividades em homenagem a Raquel de Queiroz.

João Eudes Costa, Ângela Borges e o Radialista Wanderley Barbosa

Uma realidade possível através de um sonho de três pessoas que amam essa Quixadá Cultural onde a cada momento surpreende a todos com momentos únicos que marcam a história cultural desta terra tão sofrida e que é tão amada. O Radialista Wanderley Barbosa, O Bancário João Eudes e sua esposa a Funcionária Federal Ângela Borges que consegue colocar em prática um sonho e hoje se transforma em realidade. João Eudes é eleito o primeiro presidente da AQL e tem como colega acadêmica a Filha Bruna Borges Costa. 

ACADEMIA QUIXADENSE DE LETRAS

CADEIRA Nº  1  Bruna Borges Costa
CADEIRA Nº  2 Francisco Carlos Carvalho da Silva
CADEIRA Nº  3 José Nilson Ferreira Gomes
CADEIRA Nº  4 Adail Bessa de Queiroz
CADEIRA Nº  5 Elisângela Martins da Silva Cruz
CADEIRA Nº  6 Maria Angélica Nogueira Bezerra
CADEIRA Nº  7 João Xavier de Holanda
CADEIRA Nº  8 Antônio Clébio Viriato Ribeiro
CADEIRA Nº  9 Maria das Graças Ferreira Lima
CADEIRA Nº 10 Gilnei Neves Neponuceno
CADEIRA Nº 11 Maria Zeneida Costa
CADEIRA Nº 12 Francisco Jards Nobre de Araújo
CADEIRA Nº 13 João Eudes Cavalcante Costa
CADEIRA Nº 14 Marcos Mairton da Silva
CADEIRA Nº 15 Manoel Dias da Fonseca Neto
CADEIRA Nº 16 Sebastião Diógenes Pinheiro
CADEIRA Nº 17 José Anízio de Araújo
CADEIRA Nº 18 Lúcio Gonçalo de Alcântara
CADEIRA Nº 19 Ana Carolina de Holanda Pavão
CADEIRA Nº 20 Antônio Weimar Gomes dos Santos

O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723
Presidente da AISC

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...