Pages

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Comissão de Limites da Assembleia vai Iniciar Levantamentos no Sertão Central


Luiz Carlos Mourão - 
Fortaleza - A Comissão de Criação de Novos Municípios, Estudos de Limites e Divisas Territoriais da Assembleia Legislativa inicia, na próxima semana, o levantamento dos limites dos municípios que compõem a Macrorregião do Sertão Central. Ao todo, serão georreferenciados 21 municípios e, de acordo com o presidente do colegiado, Luiz Carlos Mourão, já foram analisados e definidos os limites de 63 dos 184 municípios cearenses.

“Faltam apenas as análises das macrorregiões dos Inhamuns, Ibiapaba, Sertão Central e Litoral Oeste”, explicou Mourão.  Segundo ele, todo este trabalho será consolidado no Atlas de Georreferenciamento do Estado do Ceará, e será estipulada uma meta e um planejamento para concluir o trabalho até o final deste ano. 

A comissão esteve recentemente em campo revendo e refazendo os limites da Região Metropolitana de Fortaleza e da macrorregião do Maciço de Baturité. O estudo de campo foi finalizado e a Comissão está trabalhando os dados coletados. “Em breve, entregaremos mais duas macrorregiões com seus limites georreferenciados para apreciação dos parlamentares”, adianta Mourão. 

Ao todo, foram entregues as novas delimitações de municípios das regiões do Litoral Leste, do Vale do Jaguaribe, do Cariri e do Vale do Salgado. O mapeamento dos territórios de todos os municípios cearenses está sendo realizado em conjunto pela Assembleia, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo Instituto Estadual de Pesquisa e Estratégia Econômica do Estado (Ipece) e pelo Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idece).

Para o deputado José Sarto (PSB), este trabalho é de grande importância para as administrações públicas municipais. Segundo o parlamentar, há casos em que não se sabe qual prefeitura é responsável pelo atendimento de determinada área, e o atlas irá consolidar todos os limites entre os municípios e dissipar as dúvidas que poderiam existir sobre a jurisdição de determinada gleba. 

Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723
Presidente da AISC

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...