Pages

sábado, 5 de maio de 2012

DIA NACIONAL DA COMUNICAÇÃO, 05 DE MAIO



BRASILIA – Hoje certamente muitos comemoram. Radialistas, blogueiros, jornalistas e outros que trabalham duro para levar as melhores informações aos cidadãos de todas as partes do Brasil e até mesmo do mundo.

Comunicação é o ato de trocar conhecimentos, de transmitir ou receber mensagens através de linguagem, podendo ser: falada, musical, escrita entre outras. É também comemorado o aniversario de Marechal Rondon, responsável pela instalação de mais de dois mil quilômetros de linhas telegráficas em nosso país expandido a comunicação no país e a partir de 1971 dedicou-se no Brasil este dia a Comunicação.

Os seres humanos se comunicam principalmente por meio da linguagem falada. Comunicar é o ato de trocar conhecimentos, divulgar uma ideia, notícia ou informação, tornando outras pessoas cientes de um determinado assunto. Para que aconteça a comunicação, é preciso que existam três elementos essenciais: um emissor, um receptor e a mensagem a ser transmitida. Durante a conversa as pessoas trocam os papéis, passam de emissores para receptores o tempo todo.

Nos tempos atuais, podemos nos comunicar instantaneamente com qualquer parte do mundo. Para isso dispomos de vários meios de comunicação: o telefone, o telegrafo, o correio, a radiodifusão, a televisão, a imprensa, bip, celular, pager, e-mail, recursos de comunicação eletrônica que tem revolucionado e aproximado mais o mundo nos últimos tempos.

A imprensa teve muita importância para o desenvolvimento cultural da humanidade. A imprensa surgiu na Alemanha, com Johannes Gutenberg, a quem se deve a invenção da tipografia. Gutenberg começou a imprimir livros por, volta de 1450. Os livros, que antes eram escritos à mão, passaram a ser feitos em série. Até 1890, o processo era manual. Hoje em dia, máquinas modernas imprimem rapidamente milhões de livros, jornais e revistas, e a imprensa transformou-se em importante veículo de informação e educação.

Além do rádio, da televisão e da imprensa, também o cinema integra os chamados meios de comunicação de massa, responsáveis por uma verdadeira revolução nas comunicações no início do século XX, que tornou possível a transmissão rápida de notícias e informações a uma quantidade muito grande de pessoas.

VEJA TAMBÉM:
www.brasilescola.com
iaracaju.infonet.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...