Pages

segunda-feira, 30 de abril de 2012

ADAUTO LINO HOMENAGEADO COM NOME EM RUA NO BAIRRO CAMPO VELHO

Fotos Cleumio Pinto

QUIXADÁRua ADAUTO LINO DO NASCIMENTO, situada no bairro do Campo Velho, no inicio da Rua Francisco Bezerra de Figueiredo, seguindo em direção oeste-leste até o Parque Ecológico Municipal, Açude do Eurípedes. Denominada através da Lei N° 1.288, de 10.10.1988, registrada no livro N° 9 da Câmara Municipal, proposição do Vereador José Lopes Filho, sancionada pelo Prefeito Aziz Okka Baquit.

ADAUTO LINO DO  NASCIMENTO, Nasceu no dia 12 de Setembro de 1935, na região do Jatobá, distrito de Custódio, Município de Quixadá. Filho de Francisco Lino do Nascimento (Chico Efigênio) e Glicéria Tomé da Silva. Casou-se em Quixadá, com Maria Zilá de Menezes, no dia 07 de Fevereiro de 1957. Do matrimônio, nasceram quatro filhos: José Weimar, José Wanderley, Meyre Socorro e Marília.

Trabalhou na loja São Paulo do Sr. Zeque Roque, tendo seus pais agricultores veio para a cidade e trabalhando destacou-se com um dos melhores vendedores, comunicativo e com uma habilidade de convencimento adquiriu um grande numero de clientes, logo foi convidado por partidos políticos para ser candidato a vereador, nessa caminhada com o apoio da família e em  especial de D. Zilá sua esposa. O Patrão Sr. Zeque Roque, empresário de grande influência na sociedade contribuiu para sua primeira vitória em uma cadeira legislativa municipal.

Por cinco legislatura, de 1966 à 1988, passou duas vezes na presidência da Casa Legislativa, foi Secretario por varias administrações, ao falecer em 31 de Março de 1988 na frente da Secretaria de Obras na Gestão de Aziz Okka Baquit. Com este acontecimento triste,  por um politico atuante e popular toda a cidade consternou-se.  Desportista e torcedor vibrador do Canarinho do Sertão, foi dirigente do time do Jatobá lugar onde nasceu, participava atuante mente em ações da Prefeitura e sempre se descava com suas atuações, lutou em prol dos quixadaenses principalmente no setor agropecuário de onde viveu com os seus pais o drama do homem campo esquecido pelo poder público.
  

Uma rua pacata, onde os moradores conseguem sentar na calçada e colocar as novidades em dia com toda a vizinhança, localizar a rua através de placa de identificação é impossível, pois não existe, apena uma pequena placa em um dos cruzamentos que corta a rua. A comerciante Elianí Inácio, 48 anos, reside há 22 anos na Rua Adauto Lino, a homenagem mais que justa a um vereador que foi atuante quando era vivo, afirmar a comerciante.  Laurina, 29 anos, a mais de 8 anos reside no início da rua e tem o prazer de sentar-se na calçada para prosear com as vizinhas e olhar as crianças brincando na calçada. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...