Pages

domingo, 11 de março de 2012

PESQUISA REVELA QUE O SISTEMA IMUNOLÓGICO É CAPAZ DE CONTROLAR O HIV


Uma equipe de pesquisadores do The Wistar Intitute, nos Estados Unidos, anunciou resultados de um ensaio clínico que mostra como o sistema imunológico pode se envolver na luta contra a infecção pelo HIV se receber o impulso correto. No estudo, os voluntários infectados por HIV suspenderam sua terapia antirretroviral diária para receber doses semanais de interferon-alfa, produto químico antiviral produzido pelo sistema imunológico humano. 

O estudo fornece as primeiras evidências clínicas para um meio de se reduzir quantidades persistentes de HIV e de controlar a condição sem terapia antirretroviral contínua. Luis J. Montaner apresenta suas descobertas da primeira estratégia clínica capaz de aproveitar o controle do hospedeiro e diminuir as medidas de reservatórios do HIV, na Conferência de 2012 sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas, em Seattle, Washington. Reservatórios de HIV são populações de células que abrigam o HIV-1, permitindo que o vírus persista como uma infecção crônica.

O estudo analisou 20 pacientes durante um período de 24 semanas e 45% deles conseguiram sustentar o controle viral abaixo de 400 cópias por milímetro e uma frequência semelhante apresentou uma redução de mais de 50% nos reservatórios de HIV circulantes, como foi medido pelo laboratório de Una O`Doherty, na University of Pennsylvania. Segundo os pesquisadores, estes resultados mostram que o nosso sistema imunitário, que é atacado pelo vírus HIV-1, pode montar uma defesa à infecção pelo HIV, se receber o estímulo certo.

Veja também : 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...