Pages

domingo, 10 de abril de 2011

TIPO 4 DA DENGUE É REGISTRADO NA CIDADE DE MORADA NOVA



Em todo o estado do Ceará a preocupação maior é com o sorotipo 4 da dengue que já chegou ao estado, já tendo atingido estados do Norte, além de Pernambuco, Rio de Janeiro e outros locais.

Na cidade de Morada Nova no vale jaguaribano foi confirmada segundo a secretaria de saúde a contaminação de uma pessoa como o Tipo 4 da doença. Outra pessoa com o novo tipo de dengue foi registrado em Messejana, Fortaleza.

“Não tínhamos como evitar (a entrada do 4). Não tem ação preventiva que impeça. Se não fosse um sorotipo novo, não estaríamos com estes índices”, argumenta o secretário de Saúde, Arruda Bastos.

Sobre os três tipos comuns, o estado já viveu quatro epidemias da doença - em 1987, 1994, 2001 e 2008. Na última semana, foram 1.438 confirmações de dengue no Ceará, metade delas na Capital. Em 2011, são 8.308 registros. Com o novo vírus, no entanto, toda a população está vulnerável à contaminação, pois não possuem anticorpos para combater o problema. Isso pede uma maior atenção para com os focos de reprodução do mosquito transmissor, Aedes aegypti.

Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde (Sesa) do estado, 525 vítimas do mosquito estavam na faixa etária entre 21 e 30 anos. “De uma semana para outra, Fortaleza fugiu do controle. É quase certo de que é por conta do tipo 4”, argumenta Bastos. “Como não se tem perspectiva de criarem uma vacina em menos quatro anos, o combate e prevenção têm que continuar”, afirma o coordenador de proteção e promoção à saúde da Sesa, Manoel Fonsêca.

FONTE:
MORADA NOVA ONLINE

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...