Pages

domingo, 10 de abril de 2011

HOSPITAL REGIONAL: POPULAÇÃO DE QUIXERAMOBIM SE MOBILIZA VISANDO CONQUISTA PARA A REGIÃO

Na próxima segunda-feira, 11, a partir das 18 horas, no Centro de Convenções em Fortaleza, serão apresentadas as plataformas de candidatura dos municípios a sediarem o novo Hospital Regional, que será construído pelo Governo do Estado em área que compreenda uma das regiões dos Sertões (Sertão Central, Inhamuns e Canindé). Em torno disso cresce a expectativa da população de Quixeramobim, que se mobiliza para tentar sensibilizar o Governo do Estado e angariar apoio de outros municípios para que a construção do hospital seja realizada neste município.

O programa Repórter Ceará, da Rádio Campo Maior, conhecido pela larga abrangência e audiência em toda a região, levou ao ar nesta sexta, 08, a participação de diversas pessoas, incluindo empresários, lideranças políticas, religiosas, sociais e comunitárias para debater os principais aspectos que podem contribuir para a escolha do município.

O prefeito Edmilson Júnior afirmou que nesta segunda o município vai ter a oportunidade de fazer a defesa do seu nome: “Vou estar lá com certeza, com os vereadores, com várias lideranças, com a sociedade e o conselho municipal de saúde. Vou estar de frente com outros 19 municípios, defendendo o nosso nome, com esse clima de hospitalidade, com este clima de município pólo, de poder ser, sem sombra de dúvida, o representante, de forma justa, para o Sertão Central, sem bairrismo, com o sentimento de aglutinar, de ajudar no desenvolvimento da região, no atendimento à população da região central.”

Edmilson Júnior destacou ainda o fato de Quixeramobim limitar-se com oito dos vinte municípios da macrorregião, além de dispor da infraestrutura necessária ao empreendimento, como recursos hídricos suficientes, capacidade energética, sistema de esgotamento sanitário (que está sendo construído e será concluído antes mesmo do término das obras do hospital), sinal de todas as operadoras de telefonia móvel, a abrangência regional das emissoras de rádio - como as rádios Campo Maior AM e Canudos FM, infraestrutura hoteleira, restaurantes e, ainda, por ser berço de todas as demais cidades, servindo de apoio para estas.

Fausto Nilo, arquiteto, compositor e cantor, enfatizou sua opinião técnica quanto a escolha de Quixeramobim. Como urbanista, Fausto analisou a necessidade de se levar em conta o aspecto geográfico: “Os profissionais desta área (urbanismo) trabalham com cidades e com regiões, trabalhamos com as regiões no sentido de compreender os lugares onde as pessoas vivem e aquelas mobilidades entre esses lugares. Cada cidade tem um intercâmbio com outra cidade, elas se conectam, para isso se constroem estradas e essas estradas vão conectar mercados,etc. E um desses intercâmbios é indispensável: o serviço de saúde.”

Fausto reconhece e elogia a iniciativa do Governo em dividir o estado em territórios, implantando pólos de atendimento, que são os hospitais regionais: “Se eu sigo este critério de ordem urbanística, a gente tem que imaginar as situações ideais para o atendimento de saúde com este caráter. Aí nós teríamos que ter distâncias entre 100 e 150 km, que é o aceitável, mais que isso deixa as situações difíceis e complexas. Então quando examino esta rede de cidades do Ceará, vejo que por esta razão o nosso município, seguindo uma visão técnica, teria a posição mais adequada, que pode favorecer um raio de alcance de inúmeras cidades”.

Outra personalidade da terra a defender a candidatura de Quixeramobim foi o historiador, escritor e professor, Marum Simão, que destacou a tradição do município na saúde do Estado. Para ele, Quixeramobim tem uma larga experiência no atendimento regional de saúde, que vem desde a construção do Hospital Regional de nível secundário Dr. Pontes Neto.

Já para o médico e presidente da Câmara Municipal, Dr. Carlos Roberto Mota Almeida, é essencial a instalação deste empreendimento de saúde de nível terciário em Quixeramobim: “Pela localização, o município se credencia a receber o hospital”.

Antonio Ibiapino, que faz parte da assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Fortaleza, manifestou seu apoio ao movimento, assim como o representante da Loja Maçônica Acácia Sertaneja Nº 43, Iomar Batista, o professor e empresário do ramo educacional Alexandre Nogueira, os líderes de movimentos sociais Jessé Pimentel e Erivando dos Santos (MST), o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Quixeramobim (CDL), Pedro Paulo, o presidente do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Senador Pompeu, Antonio Francisco, o professor da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Carlos Alberto Carneiro, o Pastor evangélico, José Airton, e o líder comunitário Eliseu Ramalho.

O programa contou ainda com a participação do jogador de futebol Yarley que, sendo quixeramobiense, fez questão de dar seu apoio à mobilização em torno da construção do Hospital Regional no município.

O jogador aproveitou a ocasião para lembrar que a região sertão central é muito carente de assistência e que quando iniciou sua carreira jogando no município, qualquer problema de saúde um pouco mais complexo tinha que ser encaminhado para Fortaleza que, sendo distante, muitas vezes levava ao agravamento do quadro de saúde do paciente. E isto ocorre até hoje, décadas depois.

Outras características favoráveis ao município foram destacadas pelo deputado estadual, atual secretário das cidades, Camilo Santana, que ressaltou os aspectos técnicos e geográficos, sendo Quixeramobim situado no centro geodésico do Estado, às margens da Estrada do Algodão, com fácil acesso a todos os municípios da região.

O secretário diz ter esperança de que Quixeramobim seja contemplado com essa obra que, para ele, é de uma magnitude importante para a região e município, acreditando que independentemente de questões políticas, o governador deixou a critério dos municípios a decisão.

O movimento social, que conta com inúmeros colaboradores, realizará neste sábado, 09, no Liceu Alfredo Almeida Machado, em Quixeramobim, a partir das 15 horas, um encontro para discutir estratégias de mobilização para fortalecer ainda mais a luta do município, no sentido de conquistar esta obra de fundamental importância para o atendimento da população do Sertão Central.

FONTE:
Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...