Pages

terça-feira, 21 de setembro de 2010

TRÊS POLICLINICAS ENTREGUES À POPULAÇÃO ESTE MÊS


POLICLINICA DE CAMOCIM
Das 21 policlínicas regionais que estão em construção, sete estão em fase de acabamento. As policlínicas de Tauá, Baturité e Camocim já serão entregues este mês.

Estão em construção todas as 21 policlínicas regionais do Programa de Expansão e Melhoria da Saúde do Ceará, desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado. Sete estão com as obras em fase de acabamento. No próximo dia 24, às 16 horas, já será inaugurada a políclinica regional em Tauá, na Rua Abgail Sidrão de Oliveira, 190. Mais duas policlínicas regionais serão entregues à população ainda este mês. Em Baturité, dia 28, e em Camocim, dia 29.

Após finalizar as obras, as policlínicas são equipadas com aparelhos de mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, eletrocardiograma, audiometria. Esses são serviços que a população de 109.8109 habitantes dos municípios de Tauá, Aiuaba, Arneiroz, Parambu terá acesso na policlínica regional em Tauá, sem precisar vir para a capital a partir do próximo dia 24. Além desses serviços, a população terá assistência de médicos especialistas em clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, oftalmologia, gastroenterologia, urologia, traumato-ortopedia, otorrinolaringologia. Os profissionais foram aprovados em seleção pública, com resultado divulgado no último dia 10.

Tudo isso também nas policlínicas em Baturité e em Camocim. Em Baturité, a policlínica, como unidade regional, atenderá os 135 mil habitantes dos municípios de Aracoiaba, Aratuba, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu e Pacoti. Já em Camocim, a policlínica vai ampliar e facilitar o acesso aos serviços de saúde para os moradores de Barroquinha, Camocim, Chaval, Granja e Martinópole.

Além das 21 policlínicas regionais, o governo do Estado, através da Sesa construiu cinco Centros de Especialidades Odontológicas, que estão funcionando em Ubajara, Baturité, Acaraú, Russas, Juazeiro do Norte, e está construindo mais 11 CEOs e dois hospitais regionais. Em Juazeiro do Norte, o prédio do Hospital Regional do Cariri está pronto e o processo de seleção dos 996 profissionais está em andamento, com as inscrições abertas até o dia 5 de outubro. Em Sobral, o Hospital Regional Norte tem as obras concluídas no próximo ano.

A gestão das policlínicas e dos CEOs é feita através de consórcios públicos de saúde, uma estratégia nova no Ceará, que fortalece a regionalização. Com os consórcios, criados por lei, o custeio e a gestão são compartilhados entre o governo do Estado e as prefeituras dos municípios que integram as microrregiões.

FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA DE SESA

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...