Pages

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

PROJETO DE BAQUIT PREVÊ FINANCIAMENTO DE CAPACETES PARA CONDUTORES DE MOTOS

As motocicletas representavam 27% dos veículos envolvidos em acidentes com vítimas.

O Deputado Estadual Osmar Baquit (PSDB), apresentou projeto na última quarta-feira (11/11), que instituí no âmbito do Estado do Ceará programa estadual de financiamento de capacetes para condutores de motos de 250 cilindradas. De acordo com o parlamentar a cada ano os números de acidentes envolvendo motociclista aumentam consideravelmente, segundo dados de pesquisa realizada pelo Professor Jorge Alencastro do Instituto Brazil Rider´s apenas 40% dos acidentados estavam usando capacetes, deste, 26% afirmaram que os capacetes eram desconfortáveis e inconvenientes. “É preocupante a forma como nossas estradas matam esses condutores de duas rodas, o Estado tem que fazer alguma coisa para pelo ao menos diminuir esses índices assustadores” enfatiza.
Osmar Baquit, diz ainda que apresenta o projeto após a iniciativa do Governo Estadual que através da Lei nº 14.288-A, instituiu o Programa Popular de Formação, Educação, qualificação e habilitação de condutores de veículos automotores.
Segundo dados do Anuário Estatístico do Denatran referente ao ano de 2008, os motociclistas representavam 15% das vítimas fatais e 24% dos feridos, sem contar os passageiros de motos. As motocicletas representavam 27% dos veículos envolvidos em acidentes com vítimas.
A realidade mostrada pela pesquisa demonstra que mesmo sendo obrigatório o uso do capacete a Lei ainda não é cumprida, muitas vezes por falta de recursos os motoqueiros não adquirem capacetes ou adquirem capacetes inadequados para o uso e que não oferecem as condições de segurança.

FONTE: REVISTA CENTRAL

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...