Pages

quinta-feira, 16 de junho de 2011

RECICLAGEM DE ÓLEO RECEBE INCENTIVO LEGAL

Cada litro de óleo de cozinha reciclado equivale a milhares de litros de água preservada. O óleo tem um grande potencial de contaminação, pois como é denso se espalha com muita facilidade obstruindo a circulação da água. A explicação é do químico Klaos Lins, especializado em meio ambiente.

Preocupada com a situação a deputada Rachel Marques apresentou o Projeto Lei N° 126 /2011 que obriga a afixação de cartazes e um compartimento específico destinado a receber o descarte do óleo vegetal comestível a fim de propiciar seu recolhimento e destinação para reciclagem.

A ideia de acordo com a parlamentar é que os cartazes fiquem em lugares visíveis em bares, restaurantes, hotéis e condimínios residenciais, e possa conscientizar a população da importância do descarte correto do óleo vegetal. “Queremos que os bares, restaurantes, padarias, supermercados e condomínios residenciais, além de indústrias que utilizem o óleo vegetal comestível e demais estabelecimentos similares instalem, em local visível um compartimento específico destinado a receber o descarte do óleo vegetal comestível”, explicou

A Lei estipula inclusive punição para quem não cumpri-la, os responsáveis por estabelecimentos acima citados podem pagar multas. “É uma Lei simples, mas que vai ajudar a preservar o meio ambiente, e o melhor disso, é que empresas como a Petrobrás recolhe esse óleo e o transforma em combustível renovável, então basta que cada um de nós criemos o hábito de cuidar do óleo que descartamos”, afirma Rachel Marques.

FONTE:
SITE DA DEPUTADA RACHEL MARQUES

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...