Pages

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

LULA E CID LANÇAM A PEDRA FUNDAMENTAL DA REFINARIA DO CEARÁ


A instalação da refinaria Premium II da Petrobras no Ceará já começou a virar realidade. A confirmação foi dada nesta quarta-feira (29) quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do governador Cid Gomes, lançou a pedra fundamental da Refinaria e deu início à segunda etapa dos serviços de sondagem do terreno. O empreendimento ficará localizado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), na Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo o presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, a estimativa é que até o quarto trimestre de 2011 as obras civis sejam iniciadas para que a Refinaria entre em operação em 2017. Durante o lançamento, o presidente Lula chegou a sugerir que as autoridades façam uma agenda conjunta para que o cronograma seja obedecido.

Em discurso, Lula destacou que não poderia finalizar o seu governo sem garantir que um dos sonhos mais antigos da população do Ceará saísse do papel. “Política não é feita apenas de realização, mas também de gestos. E eu precisava voltar aqui para fazer esse gesto com o Ceará e com o Cid, de assumir o compromisso final de que esse Estado terá finalmente a tão sonhada Refinaria”, reforçou. “Há sete anos a Petrobrás dizia que o Brasil não precisava de mais refinarias. Além da Premium II, o Governo Federal vai entregar as refinarias de Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro. Com essa Refinaria cearense, vamos exportar um produto refinado para agregar mais valor e garantir mais dinheiro”, explicou Lula.
  
Lula também falou sobras obras da Transposição do São Francisco e da Transnordestina. “O Ceará que não tinha água vai ter a Transposição. O Ceará que não tinha Refinaria vai ter a Premium, com um produto tão bom que dá até para beber. E o Ceará vai ter também uma Ferrovia e uma Siderúrgica e o governador Cid Gomes já incluiu no PAC2 o Cinturão de Águas. Em breve, o Ceará terá mais água que Belém”, brincou o Presidente, que ressaltou ainda o trabalho do ex-ministro Ciro Gomes para o início das obras da Transposição e do trabalho de engenharia para a Ferrovia Transnordestina.
  
No discurso, o governador Cid Gomes agradeceu a parceria entre Governo do Estado e Governo Federal que está melhorando a vida das pessoas. Cid usou como exemplo dessa melhoria a construção de grandes empreendimentos, como a Refinaria Premium II, a Ferrovia Transnordestina e a Transposição do Rio São Francisco. “Todos os sonhos pensados por pessoas que amam o Nordeste estão sendo iniciados ou concluídos pelo maior e melhor Presidente do Brasil”, destacou.


Na solenidade, o Governador chamou, em videoconferência, a participação do superintendente da Infraero Sérgio Baltore, que apresentou ao presidente Lula o novo terminal de cargas do Aeroporto Internacional Pinto Martins. Cid destacou ainda que, naquele mesmo momento, centenas de pessoas estavam reunidas em Cariré, na Região Norte do Estado, para a inauguração do Açude Taquara. O Governador, aproveitou o momento e anunciou o projeto da Caixa Econômica Federal que, por meio do programa “Minha Casa Minha Vida” construirá 6.986 unidades habitacionais em Fortaleza, Cascavel, Caucaia, Maranguape e Pacajus para famílias com renda de até três salários mínimos representando um investimento de R$ 308 milhões.

Ainda durante a solenidade, o Governador ressaltou a importância da construção da Transnordestina, que vai interligar os Portos de Pecém, Suape e a fronteira agrícola no sul do Piauí, “vai permitir de forma definitiva a interiorização do desenvolvimento industrial”, analisou. “Dom Pedro II pensou em uma solução para resolver o problema da falta de água no Nordeste com a Transposição do São Francisco, quem viabilizou as obras, onde hoje trabalham 12 mil nordestinos, foi o Lula”, completou Cid.
  
O Presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, explicou que neste momento estão acontecendo as sondagens do terreno, que compreenderão a perfuração de 520 poços. Toda a área de sondagem já está liberada. O segundo passo, após a legalização do terreno – que será finalizada em janeiro, com a liberação dos últimos 80 hectares – é iniciar as obras de terraplanagem. “Em seguida o projeto técnico básico será contratado e vamos iniciar o processo de licitação”, explicou o Presidente da Petrobras. Ainda segundo Gabrielli, os recursos destinados para o empreendimento já estão garantidos no orçamento da Empresa. “A Petrobras tem uma decisão definitiva de que a Refinaria Premium II ficará localizada no Ceará. E que no ano de 2017 ela entra em operação”, reforçou Gabrielli.
  
Considerada uma das maiores refinarias de petróleo do mundo, a Premium II produzirá 300 mil litros de barris por dia e receberá investimento de US$ 11 bilhões. Segundo a Petrobras sua produção diesel servirá tanto para exportação como para atender o mercado brasileiro. As obras para sua instalação vão gerar cerca de 90 mil empregos diretos e indiretos.

FONTE:
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3101.6247)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...