Pages

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Vereadores de Quixadá apresentam relatório de CPI da Saúde em noite extensa

Quixadá
Os vereadores membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) formada para investigar a situação da saúde pública de Quixadá, Laercio Oliveira Lima (PPS), presidente, e Ivana Costa Magalhães (PTC) relatora, iniciaram na noite desta segunda-feira, 4, sessão extraordinária para apresentação do resultado das investigações iniciadas em abril de 2014. O vereador e Luiz Gonzaga de Lima (PSC), foi substituído pela vereadora Rosa Buriti (PT). Ele disputa cargo eletivo neste ano.
A sessão extraordinária tinha início previsto para as 18h30, mas só começou uma hora depois. Momentos antes ao início da sessão o promotor de Justiça André Clarck Cavalcante solicitou a presença dos membros da CPI no Ministério Público. Os trabalhos se estenderam até os primeiros minutos da madrugada desta terça-feira. 5. Os vereadores decidiram dar continuidade a sessão especial a partir do meio-dia desta terça
Mesmo assim Ivana Magalhães apresentou o relatório da CPI, instaurada a partir de requerimento de autoria do vereador Stephan Gomes de Carvalho, mais conhecido como “Tefa”. Apesar do foco principal ser possíveis desvios no sistema de Saúde municipal, considerada de caos, os tópicos expostos no relatório foram a obra inacabada do Hospital Municipal Eudásio Barroso, o incêndio na Secretaria de Saúde do Município, os contratos de médicos e servidores feitos através da Cooperativa Unisaúde
Aceca da obra inacabada, o relatório da CPI aponta irregularidades administrativas e operacionais; sobre o incêndio no almoxarifado de medicamentos os vereadores não puderam concluir as investigações. Falta o laudo pericial criminal do incêndio. O prefeito a época, Rômulo Carneiro, apontou o incêndio como acidental, sem queima de medicamentos. Acerca dos servidores contratados através da Cooperativa, sugeriram a realização de nova licitação. Irregularidade mesmo apenas na compra de um gerador, o valor do equipamento foi superfaturado, em torno de R$ 120 mil. O valor encontrado na CPI foi de R$ 61 mil.
A CPI as Saúde pretendia ouvir o prefeito atual, João Hudson Bezerra horas antes da conclusão das investigações. Ele encaminhou um atestado médico e não compareceu. Mesmo assim o relatório aponta a necessidade urgente de licitação para compra de medicamentos, realização de concurso público para servidores da área de saúde, cancelamento do contrato com a Cooperativa Dinâmica, pagamento imediato dos repasses destinados ao Hospital Maternidade Jesus Maria José. Finalizando, os demais vereadores deverão apreciar o relatório para definição das responsabilidades legais acerca das irregularidades encontradas.  
Como o desfecho foi considerado brando um grupo de pessoas comeu uma pizza durante a sessão especial.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...