Pages

terça-feira, 27 de novembro de 2012

SDA Reúne Técnicos em Mobilização Contra Febre Aftosa

Encontro de Técnicos contra Febre Aftosa - Foto: Blog do Crisanto Teixeira
Quixeramobim – Na ultima quita-feira, 22, no auditório da Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Dr. José Alves da Silveira, na cidade de Quixeramobim, encontro regional com a finalidade de mobilizar técnicos visando atingir a meta de vacinação, contra a febre aftosa, com a participação de entidades vinculadas a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agrário – SDA: Ematerce e Adagri, além da Conab, Secretarias Municipais de Agricultura, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Patronal, bem como, agentes comunitários de saúde e educadores que atuam nas regiões do sertão central e maciço do Baturité.

Presentes ao encontro o secretário adjunto da SDA engenheiro agrônomo Antônio Amorim, gerente de defesa e sanidade estadual da Adagri Joaquim Sampaio, gerente do Geate Ematerce Cláudio Matoso, gerente regional da Ematerce no sertão central Albani Rangel Rolim, secretário de Agricultura e Recursos Hídricos de Quixeramobim Cirilo Vidal. De acordo com relatório que contém os dados da campanha de vacinação em sua segunda etapa, em 2012, atualizado, hoje, 22/11, a cobertura vacinal atingiu 18,19% do rebanho do estado que é de 2.715.465 cabeças de gado bovino. A campanha teve inicio em primeiro de novembro e ficará encerrada em 30 de novembro de 2012.    

Ainda de acordo com o relatório, na região do sertão central os municípios que apresentam melhor cobertura vacinal, pela ordem, são: Piquet Carneiro 37% - Deputado Irapuan Pinheiro 32% - Milhã 29% - Senador Pompeu 26,5% - Quixeramobim 25% - Mombaça 23% - Quixadá 20% - Pedra Branca 18% - Solonópole 16% - Banabuiú 10,5% - Choró 7,5 e por último Ibaretama com 2,5% do rebanho vacinado. Para o gerente do escritório regional da Ematerce no sertão central, Albani Rangel Rolim, a região possui o maior rebanho, além de possuir a maior bacia leiteira do estado, e tem o compromisso e a responsabilidade de melhorar esses índices até o final da campanha.

No comércio de Quixeramobim uma dose da vacina está custando a importância de R$ 1,40 (Um Real e Quarenta Centavos), menor preço do estado. Vale ressaltar que se o criador não vacinar o rebanho, terá de pagar uma multa que gira em torno de R$ 14,00 (Quatorze Reais), por animal, acrecido do valor da vacina. Quem não pagar a multa e não vacinar está impedido de movimentar o rebanho, vender, ou participar de exposição, além de ser inscrito na divida ativo do estado.

Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório Regional de Ematerce em Quixeramobim-CE.


O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723
Presidente da AISC

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...