Pages

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

8 DE DEZEMBRO, 29 ANOS SEM JOHN LENNON

No dia 8 de dezembro de 1980, o músico inglês John Lennon foi alvejado a tiros diante do prédio onde morava em Nova York. Levado ao hospital às pressas, o astro dos Beatles morreu ainda na ambulância.


Mark David Chapman já estava esperando algumas horas diante do prédio onde moravam John Lennon e Yoko Ono, diretamente no Central Park em Nova York. Pouco antes das 23 horas daquele 8 de dezembro, Chapman disparou cinco vezes sua pistola contra Lennon, então com 40 anos, quando este desembarcou do carro e caminhava em direção ao prédio. Era o fim de um ídolo que determinou a vida e o modo de pensar de gerações.
A admiração em todo o mundo pelo compositor e cantor, entretanto, nunca cessou. Pelo contrário, foi mitificado e teve sua vida explorada comercialmente de todas as formas possíveis. Em 1962, havia surgido o single Love me do dos Beatles e três anos mais tarde os quatro "rebeldes" já eram o maior fenômeno do século, como escreveu o autor pop britânico Nic Cohn.
Distanciamento do público
Milhões de fãs os recebiam aos gritos nos aeroportos, uma histeria em massa sem precedentes, da qual Lennon começou a se isolar cada vez mais. O ex-estudante de Artes em Liverpool sonhava com os primeiros shows do grupo, com os primórdios do rock e as primeiras apresentações na Alemanha.
Em 1970, o conjunto se dissolveu num clima não muito amigável. Lennon estava casado pela segunda vez, com a artista japonesa de vanguarda Yoko Ono. Ambos se engajavam politicamente; Lennon começou a enfocar a paz e a tematizar sua infância triste, a morte prematura da mãe e a ausência do pai.
Lennon passou a ser visto com maior frequência no Central Park, empurrando um carrinho de bebê, enquanto a esposa administrava a fortuna de 500 milhões de dólares. No final de 1980, lançou o disco Double Fantasy, gravado com Yoko. Para 1981, estava marcada uma turnê mundial, que não chegou mais a acontecer.

Jens Thurau (rw)

FONTE: DW-WORLD.DE

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...