Fortaleza
– Em apenas uma década nas regiões Norte e Nordeste em seus 16 estados o número
de homicídio mais que duplicaram juntos respondem por mais da metade dos casos
no Brasil. O Ceará é o segundo estado do Nordeste com o maior numero de
adolescentes vitimas de acidentes de trânsito, Os dados constam no levantamento
“Mapa da Violência 2012 – Crianças e Adolescentes do Brasil”, divulgado nesta
quarta-feira (18) pelo Instituto Sangari, e são considerados dados oficiais
pelo Ministério da Justiça
Foi a
primeira vez que Norte e Nordeste que concentram apenas 35% da população
registraram, juntos, mais da metade dos homicídios brasileiros. Em 2008, o
Nordeste passou a liderar o ranking absoluto de homicídios contra jovens no
país, superando o Sudeste. Nos últimos anos, as estatísticas apontam que a
violência migrou dos grandes centros urbanos do Sudeste para as regiões mais
pobres do Brasil. A pesquisa também mostrou que Ceará é o sétimo estado que
registrou o maior crescimento na taxa de homicídios contra crianças e
adolescentes entre 2000 e 2010. O percentual de aumento no Estado durante esse
período foi de 171,6%
O pesquisador Waiselfisz, alerta ainda que a situação é mais preocupante
entre as capitais, onde as diferenças são mais significativas. “As taxas de São
Paulo despencam de 36 homicídios de crianças e adolescentes em 100 mil para
5,3: queda de 85,2%. No outro extremo, descontando Palmas, que, por sua recente
constituição, apresenta índices pouco confiáveis no início da década, teríamos
Natal, que mais que decuplica seus índices, ou Salvador, com 819% de aumento na
década”, diz.
A
variação no número de mortes por acidentes de trânsito no Brasil cresceu 41,1
%. O número de óbitos registrados nas vias públicas durante a década de 2000 a
2010 passou de 28.995 para 40.989. As estatísticas apontam que o aumento
de acidentes de
trânsito em todo o Brasil também se deve ao aumento da frota de motocicletas.
De acordo com o Denatran, o transporte de duas rodas representava em 2010 25,5%
do total da frota nacional de veículos. O Mapa da Violência afirma que, se os
motociclistas fossem excluídos dos cálculos, haveria uma queda de 33,9
mil para 27,5 mil no número de mortes no trânsito entre 1996 e 2010, o que
representa uma diminuição de 18,7% nesse período.
Cleumio Pinto - Radialista DRT 5687
Presidente da AISC
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