Brasília
– Embora a televisão ainda seja o principal veículo para informação de quem vai
votar, os eleitores, os partidos políticos e os candidatos descobriram a força
da internet e das mídias sociais e estão usando com intensidade nesta
campanha.
Em cidades com mais de 200 mil eleitores, onde o acesso é mais
fácil, a internet será usada “cada vez mais” pelos políticos, disse à Agência
Brasil o
diretor de Atendimento e Planejamento do Instituto de Pesquisas Sociais,
Políticas e Econômicas (Iprespe), Maurício Garcia. Para ele, isso será possível
pelo crescimento do uso de telefones celulares de banda larga e dos tablets,
dispositivos portáteis de acesso a internet.
Garcia ressaltou, porém, que o
eleitor não forma, necessariamente, opinião a partir do acesso a páginas de
partidos ou candidatos. “Isso acontece quando as informações estão disponíveis
em grandes portais ou em ferramentas como o Twitter, quando um amigo que
acompanha coloca alguma informação que desperta a curiosidade da pessoa.”
A busca crescente de informações na internet é constatada também
em sites oficiais.
Em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país, com 15 milhões de
eleitores espalhados por 853 municípios, a busca por informações no site do Trnibunal Regional Eleitoral (TRE)
do estado mais que dobrou da última eleição muicipal, em 2008, para cá.
Levantamento feito pelo coordenador de comunicação do TRE-MG,
Rogério Tavares, mostra que, há quatro anos, 98 mil mineiros procuraram se
informar sobre o pleito na página do tribunal, entre 16 de junho e 17 de julho.
No mesmo período deste ano, este número pulou para 222 mil acessos individuais.
Agência Brasil
Cleumio Pinto - Radialista DRT 5687
Presidente da AISC
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