Caras pintadas nas Ruas - Foto Cleumio Pinto |
QUIXADÁ – Os caras pintadas tomam conta das ruas de Quixadá, querem estudar e não tem o direito por falta de transporte, com a localização a cinco quilômetros do centro da cidade e não tendo linha convencional para atender esta demanda fica dependendo de carona ou se submete a pagar um moto-taxi para chegar ao campus, os estudantes do Instituto Federal do Ceará - IFCE e da Universidade Federal do Ceará – UFC foram as ruas e entraram literalmente no centro administrativo para falarem com o prefeito que não se encontrava.
Prof. Brilhante |
Com apenas três ônibus circulando para transportar cerca de 1300 alunos em três turnos, hoje muitos alunos chegam a perder o dia de aula por não ter como chegar à sala de aula. Nos últimos dias os alunos chegam a descer pelas janelas dos coletivos em decorrência da superlotação. Joselito Brilhante, Professor afirma ter um acordo da prefeitura de contrapartida com Ministério da Educação – MEC, para fornecer transportes aos alunos até que seja regularizada uma linha que atenda aos alunos.
Rosilane Ferreira |
Noêmia Oliveira, aluna do curso de Licenciatura em Química, apresenta uma preocupação com a situação, pois terá mais alunos no meio do ano ingressando ficando impossível conseguir chegar ao campus com o que se tem no momento. Rosilane Ferreira, 22 anos, curso de agronegócio, iniciou o curso em maio e já estar sentindo na pele, pois já chegou a falta a aula por não ter como subir no ônibus superlotado.
Malena Martins |
Thomas Willians |
Já o município de Quixeramobim que tem alunos no campus de Quixadá, tem um ônibus que transporta seus alunos com conforto e segurança afirma a Malena Martins, licenciatura em Química. A 56 km de distância o município de Itapiúna transporta os seus alunos não só para o campus como para outras universidades de Quixadá e todos vem confortavelmente para aprender e se qualificar dignamente, Thomas Willians aluno atendi diariamente
pelo serviço. .