Pages

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

INCLUSÃO SOCIAL É DEBATIDA EM SEMINÁRIO


 A atividade aconteceu durante todo o dia da última sexta-feira, 4, no Auditório da Câmara Municipal de Quixadá e foram discutidos os rumos da política de inclusão social e os direitos das pessoas com deficiência.
Primeira-dama do município, Cristina Almeida (verde) e público convidado. Foto: Edgardo Moraes
QUIXADÁ - A alegria do jovem casal Nunes e Juliana, ambos portadores de Síndrome de Down, marcou a abertura do Seminário Municipal sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, durante manhã e tarde de sexta, 4 de fevereiro. Eles demonstraram o talento pela dança e o seu amor pela pátria através da interpretação da música “Brasileirinha” em ritmo de forró. Alegria essa que, em Quixadá, pode ser compartilhada com centenas de pessoas atendidas pelas entidades comprometidas em assegurar os direitos das pessoas com deficiência.

A Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais de Quixadá (APAPEQ); Centro de Referência em atendimento à pessoa com deficiência do município de Quixadá (CRISCA) e as Secretarias de Educação, Saúde e Ação Social da Prefeitura Municipal priorizam o atendimento as essas pessoas, promovendo a defesa de valores como dignidade e combatendo a discriminação. Mas apesar de todos esses esforços, ainda é preciso mais. Por isso, essas instituições se reuniram para debater sobre o tema “A inclusão responsabilidade de todos”.

O Seminário propôs a ampliação das ações e o fortalecimento efetivação do Conselho da Pessoa com Deficiência do Município de Quixadá, com a representação de pessoas com deficiência e dos poderes executivo e legislativo. A atividade contou com representantes do Conselho de Defesa e Direitos da Pessoa com Deficiência; primeira-dama do município, Cristina Almeida; Secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Carlos Augusto, que na ocasião representou o prefeito, Dr. Rômulo Carneiro; vereadores e representantes das instituições que desenvolvem trabalhos com esse segmento da sociedade.

Em seu discurso a presidente da Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais de Quixadá (APAPEQ), professora Vera Carneiro, lembrou que as políticas públicas federais, estaduais e municipais estão no auge do processo inclusivo no Brasil. “Nós como pais de pessoas com deficiência não podemos deixar de apoiar essas iniciativas, precisamos ter consciência e embasamento para sabermos a real inclusão que estamos querendo, não somente uma inclusão escolar, mas sim uma inclusão social onde os nossos filhos possam conviver com todos e desfrutar de todos os serviços”, relatou.

Já a conselheira do Conselho Estadual de Defesa de Direitos das Pessoas com Deficiência e deficiente visual, Joselina Pereira, lembrou dos desafios futuro para inclusão social das pessoas com deficiência. “Temos que vencer as barreiras cotidianas, como, por exemplo, a conscientização e posterior aceitação das pessoas ditas normais, pois a gente faz parte da sociedade e não somos a sociedade a parte, pagamos nossos impostos, estudamos, trabalhamos e precisamos exercer a vida como qualquer outra pessoa”, afirmou.

FONTE:
PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXADÁ

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...