Neste Domingo de eleição, Quixadá acorda com um ar de tranqüilidade, ruas com muita calma sem o grande movimento de carros e militantes disputando espaço com eleitores em epóca eleitoral. Ao sair nesta manhã ensolarada, deparamos com poucos cidadões dispostos a votar, sem muita crença em mudanças nos rumos do País, e a eleição neste segundo turno em Quixadá apresenta um grande desinteresse de políticos locais na disputa presidencial, com isso a diminuição no fervor dos militantes que sempre são uma atração a aparte nas eleições no município.
Foto: Cleumio Pinto |
Por voltas das 12:00h, na EEFF JOSÉ JUCÁ, na seção 138 o prefeito Romulo Carneiro acompanhado da familia fez valer seu voto. adesivado com sua candidata no peito direcionou-se a urna e rapidamente digitou seu voto, salientou a calma e a pequena presença ou quase total falta de eleitor nas seções eleitorais para votarem. Lembrou que é importante o cidadão exercer seu papel na democracia elegendo pessoas comprometidas com a população. Já nas seções da Escola José Jucá por volta do meio dia a abstenção estava em torno de 66%, porém mesários e fiscais de partidos informaram que geralmente os eleitores sempre deixam para votarem no final da tarde, lembram que o sol e muito quente e desfavorável para se sair no inicio da tarde.
Conforme um funcionário do Cartório Eleitoral de Quixadá, as eleições nunca foram tão calma como estar transcorrendo neste pleito, e registrou que a abstenção deverá ser maior que no primeiro turno, chegando a mais ou menos 40% ou seja o dobro do pleito anterior.Nas seções o eleitor não gasta mais que 30 segundos para digitar seu voto, por ser apena dois números fica fácil, porém existe os eleitores que demoram mas não chega a um minuto. Até meio dia não havia registro de nenhuma urna com problemas, transportes disponibilizados para transportar eleitores somente o PT cadastrou, já os Órgãos Públicos dispuseram suas frotas para Justiça Eleitoral no transporte de urnas, funcionários da justiça, policiamento e todo o aparato para as eleições. A Policia Federal estar presente em Quixadá, mas somente para que não aconteça nada de inesperado, porém a tranqüilidade estar mostrando um amadurecimento eleitoral dos Quixadaenses.
A previsão das apurações em Quixadá, Ibaretama, Choró e Banabuiu que compreende a 6ª Zona Eleitoral seja por volta das 19:30hs o encerramento, salvo vista algumas urnas que ficam em distritos mais distantes e tenha dificuldade para chegarem a Quixadá. Já em Banabuiu é feita no próprio município e somente o resultado final é enviado para Quixadá, agilizando assim ainda mais a apuração.
REDAÇÃO - EDITOR
Nenhum comentário:
Postar um comentário