Os vereadores membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) formada para investigar a situação da saúde pública de Quixadá, Laercio Oliveira Lima (PPS), presidente, e Ivana Costa Magalhães (PTC) relatora, iniciaram na noite desta segunda-feira, 4, sessão extraordinária para apresentação do resultado das investigações iniciadas em abril de 2014. O vereador e Luiz Gonzaga de Lima (PSC), foi substituído pela vereadora Rosa Buriti (PT). Ele disputa cargo eletivo neste ano.
A sessão extraordinária tinha início previsto para as 18h30, mas só começou uma hora depois. Momentos antes ao início da sessão o promotor de Justiça André Clarck Cavalcante solicitou a presença dos membros da CPI no Ministério Público. Os trabalhos se estenderam até os primeiros minutos da madrugada desta terça-feira. 5. Os vereadores decidiram dar continuidade a sessão especial a partir do meio-dia desta terça
Aceca da obra inacabada, o relatório da CPI aponta irregularidades administrativas e operacionais; sobre o incêndio no almoxarifado de medicamentos os vereadores não puderam concluir as investigações. Falta o laudo pericial criminal do incêndio. O prefeito a época, Rômulo Carneiro, apontou o incêndio como acidental, sem queima de medicamentos. Acerca dos servidores contratados através da Cooperativa, sugeriram a realização de nova licitação. Irregularidade mesmo apenas na compra de um gerador, o valor do equipamento foi superfaturado, em torno de R$ 120 mil. O valor encontrado na CPI foi de R$ 61 mil.
A CPI as Saúde pretendia ouvir o prefeito atual, João Hudson Bezerra horas antes da conclusão das investigações. Ele encaminhou um atestado médico e não compareceu. Mesmo assim o relatório aponta a necessidade urgente de licitação para compra de medicamentos, realização de concurso público para servidores da área de saúde, cancelamento do contrato com a Cooperativa Dinâmica, pagamento imediato dos repasses destinados ao Hospital Maternidade Jesus Maria José. Finalizando, os demais vereadores deverão apreciar o relatório para definição das responsabilidades legais acerca das irregularidades encontradas.
Como o desfecho foi considerado brando um grupo de pessoas comeu uma pizza durante a sessão especial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário