Pesquisadores de Harvard descobriram que pequenos entendem relações sociais desde cedo
FONTE:
R7.COM
Os cientistas já sabiam que muita gente tende a votar no candidato mais alto em uma eleição por associar altura com poder.
Agora, pesquisadores da Universidade de Harvard descobriram que bebês de 10 meses usam o tamanho como pista para interpretar hierarquias sociais, ou no popular, para saber quem é que manda.
Segundo os cientistas, “as crianças vieram ao mundo com alguns conceitos básicos mesmo antes de saber falar; estão preparadas para entender a física e a causalidade”, revelou a revista científica New Scientist, nesta sexta-feira (28).
– Nossa descoberta sugere que o entendimento básico das relações sociais é um dos tijolos da mente.
O pesquisador Lotte Thomsen e sua equipe mostraram a bebês entre 11 e 16 meses uma série de vídeos nos quais blocos de desenhos animados com um olho e uma boca lutam pelo poder. Os blocos têm uma forma abstrata para que as crianças só prestem atenção a informações ligadas ao tamanho e ao conflito.
Nos vídeos, um bloco grande e outro pequeno batem um no outro várias vezes enquanto tentam percorrer seus caminhos. Às vezes, o bloco menor se curva ao rival mais alto e segue seu caminho. Noutras, o bloco maior deixa o menor passar.
Agora, pesquisadores da Universidade de Harvard descobriram que bebês de 10 meses usam o tamanho como pista para interpretar hierarquias sociais, ou no popular, para saber quem é que manda.
Segundo os cientistas, “as crianças vieram ao mundo com alguns conceitos básicos mesmo antes de saber falar; estão preparadas para entender a física e a causalidade”, revelou a revista científica New Scientist, nesta sexta-feira (28).
– Nossa descoberta sugere que o entendimento básico das relações sociais é um dos tijolos da mente.
O pesquisador Lotte Thomsen e sua equipe mostraram a bebês entre 11 e 16 meses uma série de vídeos nos quais blocos de desenhos animados com um olho e uma boca lutam pelo poder. Os blocos têm uma forma abstrata para que as crianças só prestem atenção a informações ligadas ao tamanho e ao conflito.
Nos vídeos, um bloco grande e outro pequeno batem um no outro várias vezes enquanto tentam percorrer seus caminhos. Às vezes, o bloco menor se curva ao rival mais alto e segue seu caminho. Noutras, o bloco maior deixa o menor passar.
Thomsen mediu quanto tempo os bebês ficavam olhando para a tela depois que cada batalha tinha terminado. Eles olharam para a tela em média por 20 segundos quando o bloco grande se rendia ao menor, mas apenas 12 segundos quando o maior vencia a disputa.
Cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, confirmaram em tentativas posteriores que os bebês estavam interessados nos conflitos sociais mostrados nos vídeos e não apenas na física de mover blocos. Eles também mostraram que os bebês adquirem maturidade mental para perceber o domínio social – o famoso quem é que manda – em torno dos dez meses.
Psicólogos dizem que, quanto mais tempo um bebê observa a cena, mais a acha surpreendente. Thomsen explica que até bebês que ainda não falam entendem como o domínio social funciona para saber que lutas do tipo "Davi acaba com Golias" violam expectativas.
Cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, confirmaram em tentativas posteriores que os bebês estavam interessados nos conflitos sociais mostrados nos vídeos e não apenas na física de mover blocos. Eles também mostraram que os bebês adquirem maturidade mental para perceber o domínio social – o famoso quem é que manda – em torno dos dez meses.
Psicólogos dizem que, quanto mais tempo um bebê observa a cena, mais a acha surpreendente. Thomsen explica que até bebês que ainda não falam entendem como o domínio social funciona para saber que lutas do tipo "Davi acaba com Golias" violam expectativas.
Segundo Sara Codes, que estuda o aprendizado de crianças na Universidade Boston nos Estados Unidos, “os bebês parecem ter consciência muito mais cedo do que imaginávamos”. Sara sugere que a representação mental do domínio social surge assim que os bebês começam a engatinhar e a praticar movimentos mais contínuos.
– Eles podem ter comparado os blocos maiores com um pai e os menores com crianças, e [chegado à conclusão de que] você não vê pais saindo do caminho para as crianças.
– Eles podem ter comparado os blocos maiores com um pai e os menores com crianças, e [chegado à conclusão de que] você não vê pais saindo do caminho para as crianças.
FONTE:
R7.COM
Um comentário:
eu tenho uma irma chamada milene e ela é a coisa mais fofa que existe ela tem 1 aninho e olhos azuis bem branquinha cor de nuvem eu vou enviar uma foto dela ela pode ser a sua modelo do ano acha a idea boa liga pra mim meu numero é (65)99876542
Postar um comentário